Carrefour cresce mais do que GPA

Leia em 3min

O Carrefour no Brasil manteve a liderança do mercado de varejo e atacado alimentar no país em 2012, à frente do segundo colocado, o Grupo Pão de Açúcar, controlado pelo Casino. O desempenho da rede Atacadão, a maior companhia de atacado do Brasil, explica a posição. A diferença na receita bruta alcançada pelas duas empresas está em R$ 380 milhões, valor pequeno em relação ao tamanho das companhias.

Mas ao se retirar o resultado do negócio de atacado no Carrefour, e contabilizar a apenas a operação de varejo, a empresa passa a ter a metade do tamanho do GPA. O Carrefour registrou vendas brutas de €12,54 bilhões no Brasil em 2012, equivalente a R$ 31,47 bilhões (cotação média no período). A área alimentar do Pão de Açúcar teve receita bruta de R$ 31,09 bilhões no ano passado - cerca de R$ 380 milhões menor que o concorrente. Em 2011, a diferença de receita entre as empresas foi de R$ 340 milhões (o Carrefour faturou R$ 28,766 bilhões e o GPA Alimentar, R$ 28,431 bilhões).

Nesses cálculos, a base de comparação é a mesma. No valor está contabilizado o desempenho das redes de hipermercado, supermercado, atacado, lojas de farmácias e postos de combustível das duas companhias. Não estão incluídos nos dados do GPA a Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia).

As duas empresa tiveram a mesma taxa de expansão nas vendas em 2012. O Carrefour cresceu 9,4% (excluindo o câmbio) em 2012, o mesmo índice do Pão de Açúcar. O resultado inclui todas as lojas das empresas, novas e antigas. No critério de "mesmas lojas", abertas há mais de 12 meses, o Carrefour cresce 7,7%. O Pão de Açúcar, 6,5%. Ao contabilizar a expansão das novas lojas, a taxa do Pão de Açúcar é de 9,4%. O Pão de Açúcar abriu mais lojas do que o Carrefour em 2012.

No quarto trimestre de 2012, o Carrefour vendeu €3,28 bilhões (R$ 8,77 bilhões) e o Pão de Açúcar, R$ 8,80 bilhões. Na rede francesa, a expansão é de 12,6% em relação ao mesmo período de 2011, e no Pão de Açúcar, de 9,7%.

Nos cálculos estão incluídas as receitas das redes atacadistas - o Atacadão, do Carrefour e o Assaí, do Pão de Açúcar. O Atacadão é a maior rede de atacado do Brasil em vendas e essa liderança explica os bons resultados do Carrefour. Os franceses não gostam de detalhar o desempenho, mas em 2011, o então presidente do Carrefour, Lars Olofsson, disse que a atacadista respondia por 50% das vendas do Carrefour Brasil, ou R$ 14 bilhões. O Assaí faturava R$ 4,3 bilhões. "O Atacadão substituiu o Dia [rede que sofreu 'spin off' do Carrefour]", disse Manoel Araujo, sócio diretor da consultoria Martinez de Araujo.

Na análise geral de resultados do Carrefour no mundo, há sinais de que o esforço de reestruturação na empresa pode estar funcionando. A venda de alimentos nos hipermercados cresceu, após dois anos consecutivos em queda. A receita dos hipermercados, o negócio que é o principal problema da rede na Europa, caiu 2,3% no quarto trimestre na França - é uma queda, mas a taxa é melhor que o declínio de 3,2% e 5,7% em 2011 e 2010.

Analistas europeus destacaram esses dois aspectos ontem, como indicadores de que o novo comando da rede, liderada por Georges Plassat, pode avançar nas mudanças. Em 2012, a rede vendeu €86,56 bilhões no mundo, alta de 1,1%. As ações da empresa subiram ontem 6% na bolsa de Paris.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Coop inicia obras do terceiro posto de combustíveis da rede

  Investimento gira em torno de R$ 1 milhão e haverá contratação de 14 colaboradores ...

Veja mais
Rede Yamada foca expansão no interior da Região Norte

De grande representatividade no norte do País - região em que o potencial de crescimento tem atraíd...

Veja mais
Carrefour inspira-se em novela

A ação de vendas com enfoque no período de volta às aulas do grupo Carrefour está ins...

Veja mais
TodoDia lança lojas no formato supermercado

O TodoDia, marca para o formato mercado de vizinhança do Walmart Brasil, abriu em dezembro duas unidades em novo ...

Veja mais
Supermercados tentam manter as vendas no mes de janeiro

Janeiro é a pior data para a atividade.Depois de dezembro, época mais lucrativa do ano para o setor superm...

Veja mais
Pão de Açúcar se torna maior que o francês Casino

Dinamismo e bom desempenho do mercado interno faz com que vendas da rede brasileira superem as da matriz Está exp...

Veja mais
Walmart gasta mais US$ 50 bi nos EUA

O presidente do Walmart nos Estados Unidos, Bill Simon saiu ontem em defesa das empresas americanas e, num discurso de a...

Veja mais
Casino só cresce fora da França

Controladora do Grupo Pão de Açúcar, a rede francesa Casino registrou alta nas vendas líquid...

Veja mais
Com Brasil, rede Casino fatura €42 bi em 2012

A rede varejista francesa Casino fechou 2012 com uma receita de 41,97 bilhões, um avanço de 22,1% em rela&...

Veja mais