O Carrefour no Brasil manteve a liderança do mercado de varejo e atacado alimentar no país em 2012, à frente do segundo colocado, o Grupo Pão de Açúcar, controlado pelo Casino. O desempenho da rede Atacadão, a maior companhia de atacado do Brasil, explica a posição. A diferença na receita bruta alcançada pelas duas empresas está em R$ 380 milhões, valor pequeno em relação ao tamanho das companhias.
Mas ao se retirar o resultado do negócio de atacado no Carrefour, e contabilizar a apenas a operação de varejo, a empresa passa a ter a metade do tamanho do GPA. O Carrefour registrou vendas brutas de €12,54 bilhões no Brasil em 2012, equivalente a R$ 31,47 bilhões (cotação média no período). A área alimentar do Pão de Açúcar teve receita bruta de R$ 31,09 bilhões no ano passado - cerca de R$ 380 milhões menor que o concorrente. Em 2011, a diferença de receita entre as empresas foi de R$ 340 milhões (o Carrefour faturou R$ 28,766 bilhões e o GPA Alimentar, R$ 28,431 bilhões).
Nesses cálculos, a base de comparação é a mesma. No valor está contabilizado o desempenho das redes de hipermercado, supermercado, atacado, lojas de farmácias e postos de combustível das duas companhias. Não estão incluídos nos dados do GPA a Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia).
As duas empresa tiveram a mesma taxa de expansão nas vendas em 2012. O Carrefour cresceu 9,4% (excluindo o câmbio) em 2012, o mesmo índice do Pão de Açúcar. O resultado inclui todas as lojas das empresas, novas e antigas. No critério de "mesmas lojas", abertas há mais de 12 meses, o Carrefour cresce 7,7%. O Pão de Açúcar, 6,5%. Ao contabilizar a expansão das novas lojas, a taxa do Pão de Açúcar é de 9,4%. O Pão de Açúcar abriu mais lojas do que o Carrefour em 2012.
No quarto trimestre de 2012, o Carrefour vendeu €3,28 bilhões (R$ 8,77 bilhões) e o Pão de Açúcar, R$ 8,80 bilhões. Na rede francesa, a expansão é de 12,6% em relação ao mesmo período de 2011, e no Pão de Açúcar, de 9,7%.
Nos cálculos estão incluídas as receitas das redes atacadistas - o Atacadão, do Carrefour e o Assaí, do Pão de Açúcar. O Atacadão é a maior rede de atacado do Brasil em vendas e essa liderança explica os bons resultados do Carrefour. Os franceses não gostam de detalhar o desempenho, mas em 2011, o então presidente do Carrefour, Lars Olofsson, disse que a atacadista respondia por 50% das vendas do Carrefour Brasil, ou R$ 14 bilhões. O Assaí faturava R$ 4,3 bilhões. "O Atacadão substituiu o Dia [rede que sofreu 'spin off' do Carrefour]", disse Manoel Araujo, sócio diretor da consultoria Martinez de Araujo.
Na análise geral de resultados do Carrefour no mundo, há sinais de que o esforço de reestruturação na empresa pode estar funcionando. A venda de alimentos nos hipermercados cresceu, após dois anos consecutivos em queda. A receita dos hipermercados, o negócio que é o principal problema da rede na Europa, caiu 2,3% no quarto trimestre na França - é uma queda, mas a taxa é melhor que o declínio de 3,2% e 5,7% em 2011 e 2010.
Analistas europeus destacaram esses dois aspectos ontem, como indicadores de que o novo comando da rede, liderada por Georges Plassat, pode avançar nas mudanças. Em 2012, a rede vendeu €86,56 bilhões no mundo, alta de 1,1%. As ações da empresa subiram ontem 6% na bolsa de Paris.
Veículo: Valor Econômico