Casino só cresce fora da França

Leia em 2min

Controladora do Grupo Pão de Açúcar, a rede francesa Casino registrou alta nas vendas líquidas de 35,2% no quarto trimestre de 2012, quando o valor atingiu € 12,86 bilhões. Mas a empresa perdeu vendas na França, sede da varejista, com retração de 3,1% na receita líquida de outubro a dezembro. Os hipermercados e os supermercados de médio porte da rede puxaram essa queda. Estratégia de crescimento do comando da empresa tem passado pelo fortalecimento das pequenas lojas do grupo.

Como já vem ocorrendo, os resultados das operações internacionais sustentaram os bons resultados da companhia - e especificamente o Brasil. A forte desaceleração do mercado europeu explica esse movimento. Os números do Grupo Pão de Açúcar passaram a ser consolidados no balanço do Casino após 2 de julho, o que aumentou consideravelmente os resultados da área internacional.

As vendas fora da França aumentaram 75,9% entre outubro e dezembro para €8,09 bilhões. Já a operação na França registrou queda de 3,1%, para €4,76 bilhões - nos hipermercados da rede Géant's a queda foi de 9,9% e nos supermercados Casino, a redução foi de 1,2%. Promoções explicam a queda. Segundo o informe de resultados, "a fim de melhor atender às expectativas dos clientes", o preço dos produtos das marcas próprias e da linha de produtos de entrada (no hipermercado Géant's e no supermercado Casino) "caíram significativamente". Esses itens representam mais de 40% das vendas, informa a rede.

No acumulado de 2012, as vendas do Casino cresceram 22,1% e atingiram €41,97 bilhões. Na França houve recuo na venda de 1,6%, para €18,45 bilhões, enquanto a operação internacional cresceu 50,7% e atingiu receita líquida de €23,52 bilhões. O mercado internacional respondeu por 63% das vendas do grupo no quarto trimestre e por 56% do número no ano.

Os dados publicados pelo Casino mostraram ainda que o GPA fechou o ano de 2012 com 1.640 unidades e no fim de 2011 a empresa somava 1.571 pontos. Foram inauguradas 73 lojas do grupo em 2012, - abaixo da previsão inicial dada pela empresa de até 140 pontos novos em 2012. E foram fechadas quatro unidades.

Na área alimentar foram abertas 49 unidades. No varejo eletrônico, foram inauguradas 24 e fechadas quatro lojas. Em maio, executivos da companhia disseram que o ano seria de retomada da expansão orgânica. A empresa previu a abertura de 70 a 80 novas lojas na área alimentar e de 50 a 60 na Via Varejo, somando até 140 novos pontos.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Walmart gasta mais US$ 50 bi nos EUA

O presidente do Walmart nos Estados Unidos, Bill Simon saiu ontem em defesa das empresas americanas e, num discurso de a...

Veja mais
Com Brasil, rede Casino fatura €42 bi em 2012

A rede varejista francesa Casino fechou 2012 com uma receita de 41,97 bilhões, um avanço de 22,1% em rela&...

Veja mais
Walmart vai contratar 5 mil ex-combatentes nos EUA

O Walmart, maior rede de varejo dos Estados Unidos, anunciou ontem que vai contratar 100 mil veteranos de guerra do pa&i...

Veja mais
O plano B de Abílio Diniz

Com as negociações para deixar o grupo Pão de Açúcar emperradas, o empresário ...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar confirma leilão de ações

Foram vendidos 17,12 milhões de papéis preferenciais por US$ 89 ao fundo Santa Rita O Grupo Pão de...

Veja mais
Walmart tem novo presidente

O chileno Enrique Ostale é o novo presidente-executivo do Walmart América Latina e assume dia 1º de m...

Veja mais
Sonda possui loja 24 horas

A unidade da rede de supermercados Sonda do bairro Cidade Dutra, na Avenida Senador Teotônio Vilela, 1.433, S&atil...

Veja mais
Pão de Açúcar cresce quase dois dígitos e foca em novas regiões

Com orientação de chegar em praças onde não há atuação da rede, como o ...

Veja mais
Vendas da Viavarejo crescem

As vendas brutas totais da Viavarejo, controlada pelo Grupo Pão de Açúcar e que administra as Casas...

Veja mais