Controladora do Grupo Pão de Açúcar, a rede francesa Casino registrou alta nas vendas líquidas de 35,2% no quarto trimestre de 2012, quando o valor atingiu € 12,86 bilhões. Mas a empresa perdeu vendas na França, sede da varejista, com retração de 3,1% na receita líquida de outubro a dezembro. Os hipermercados e os supermercados de médio porte da rede puxaram essa queda. Estratégia de crescimento do comando da empresa tem passado pelo fortalecimento das pequenas lojas do grupo.
Como já vem ocorrendo, os resultados das operações internacionais sustentaram os bons resultados da companhia - e especificamente o Brasil. A forte desaceleração do mercado europeu explica esse movimento. Os números do Grupo Pão de Açúcar passaram a ser consolidados no balanço do Casino após 2 de julho, o que aumentou consideravelmente os resultados da área internacional.
As vendas fora da França aumentaram 75,9% entre outubro e dezembro para €8,09 bilhões. Já a operação na França registrou queda de 3,1%, para €4,76 bilhões - nos hipermercados da rede Géant's a queda foi de 9,9% e nos supermercados Casino, a redução foi de 1,2%. Promoções explicam a queda. Segundo o informe de resultados, "a fim de melhor atender às expectativas dos clientes", o preço dos produtos das marcas próprias e da linha de produtos de entrada (no hipermercado Géant's e no supermercado Casino) "caíram significativamente". Esses itens representam mais de 40% das vendas, informa a rede.
No acumulado de 2012, as vendas do Casino cresceram 22,1% e atingiram €41,97 bilhões. Na França houve recuo na venda de 1,6%, para €18,45 bilhões, enquanto a operação internacional cresceu 50,7% e atingiu receita líquida de €23,52 bilhões. O mercado internacional respondeu por 63% das vendas do grupo no quarto trimestre e por 56% do número no ano.
Os dados publicados pelo Casino mostraram ainda que o GPA fechou o ano de 2012 com 1.640 unidades e no fim de 2011 a empresa somava 1.571 pontos. Foram inauguradas 73 lojas do grupo em 2012, - abaixo da previsão inicial dada pela empresa de até 140 pontos novos em 2012. E foram fechadas quatro unidades.
Na área alimentar foram abertas 49 unidades. No varejo eletrônico, foram inauguradas 24 e fechadas quatro lojas. Em maio, executivos da companhia disseram que o ano seria de retomada da expansão orgânica. A empresa previu a abertura de 70 a 80 novas lojas na área alimentar e de 50 a 60 na Via Varejo, somando até 140 novos pontos.
Veículo: Valor Econômico