Pão de Açúcar cresce quase dois dígitos e foca em novas regiões

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Com orientação de chegar em praças onde não há atuação da rede, como o norte, por exemplo, com atenção às operações do atacadista Assaí e do MiniMercado Extra, com perfil de proximidade que tem sido bem aceita pelo consumidor brasileiro, além da expectativa de, ao longo dos próximos três anos, de abrir mais 500 novas operações supermercadistas no Brasil, os negócios do Grupo Pão de Açúcar (GPA) parecem seguir ilesos, mesmo com a constante briga dos sócios Abilio Diniz e Jean-Charles Naouri.

Tanto que de outubro a dezembro, o faturamento líquido do grupo somou R$ 14,584 bilhões, expansão de 9,1%. "Agora em 2013, especificamente, a ênfase de crescimento será nos formatos de atacado, com a bandeira Assaí, e proximidade, com o MiniMercado Extra, acelerando o ritmo de inaugurações dessas bandeiras, além da expansão orgânica em todos os formatos", afirmou o presidente do GPA Enéas Pestana, no portal do GPA.

A operação de vizinhança também foi destaque no ano passado e como enfatizou o executivo, só nessa bandeira existem mais de 100 operações. Ainda em relação ao ano passado, o GPA inaugurou outras 80 lojas dividas entre as bandeiras: Assaí, Pão de Açúcar e Extra.

Ainda segundo Pestana, desde 2010 a expansão orgânica tem ajudo o grupo na consolidação da maior rede varejistas em atuação no Brasil. "De 2010 para cá, abrimos mais de 140 lojas de todas as bandeiras do grupo e o lucro líquido da companhia vem apresentando crescimento constante e consistente", disse ele.

Balanço

O resultado de todo o processo orgânico de crescimento já está expresso no balanço do quarto trimestre da rede varejista. No período, o Grupo registrou vendas brutas de R$ 16,396 bilhões no incluindo todos os formatos de negócios operados pela empresa. O resultado representa crescimento de 8,4% sobre igual trimestre de 2011. De outubro a dezembro, o faturamento líquido somou R$ 14,584 bilhões, expansão de 9,1%.

Em 2012, a receita bruta atingiu R$ 57,2 bilhões, alta de 8,6%, em linha com a meta anunciada pela companhia em abril.

As vendas líquidas somaram R$ 50,924 bilhões, acréscimo de 9,3% na comparação com 2011. No conceito mesmas lojas - abertas há pelo menos um ano-, houve aumento de 5,8% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. No ano, as vendas por esse critério aumentaram 7% sobre 2011. Em nota, a companhia destaca que encerrou o ano com 95 novas lojas, das quais 63 do GPA Alimentar e 32 lojas da Viavarejoholding das bandeiras Casas Bahia, Ponto Frio e da operação on-lineNova Ponto.com.

As vendas brutas totais da Viavarejo, somaram R$ 7,591 bilhões no quarto trimestre de 2012, alta de 6,9% em relação ao mesmo período de 2011.

No conceito "mesmas lojas", a receita bruta de vendas avançou 6,0% no período, em função do reposicionamento e da melhoria do sortimento de produtos das lojas do Ponto Frio, assim como pela manutenção da redução do Imposto sobre Produto Industrializado, como explica a companhia, por nota.

Em termos reais, considerando deflação da categoria de eletro e inflação das categorias de móveis e colchões nos últimos 12 meses, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento real foi de 7,9%. As lojas físicas apresentaram crescimento de 6,2% de outubro a dezembro, no conceito mesmas lojas, principalmente pelo reposicionamento das lojas da marca Ponto Frio.

A Nova Pontocom, por sua vez, cresceu 5,1%, como reflexo da orientação da companhia para rentabilidade em um período de elevada intensidade promocional da concorrência no setor. No ano, as vendas brutas somaram R$ 26,137 bilhões, acréscimo de 7,8% sobre 2011. No conceito mesmas lojas, o crescimento foi de 7,5%, sendo que as vendas em lojas físicas aumentaram 7,4% e na Nova Pontocom, 7,9%.

A companhia destaca que, considerando apenas os sites de varejo eletrônico (e-commerce), a Nova Pontocom registrou aumento de 9,4% em 2012. "Vale ressaltar que este crescimento foi obtido num cenário de demanda menos aquecida e nível promocional muito elevado. Desta forma, como diferenciação, a empresa mantém o compromisso com o elevado nível de serviço e, principalmente, uma diligente atuação na direção de preservação da rentabilidade da operação e geração sustentável de caixa, compatibilizando crescimento com a construção de um negócio saudável no presente e no futuro". Por fim, a administração aposta em dois novos negócios: o barateiro.com.br e partiuviagens, para o crescimento e rentabilidade futura da Nova Pontocom.


Veículo: DCI


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