Dinamismo e bom desempenho do mercado interno faz com que vendas da rede brasileira superem as da matriz
Está explicada a sede do empresário Jean Charles Naouri, dono do Casino, pelo controle total do Grupo Pão de Açúcar: no quatro trimestre de 2012, as vendas da rede de supermercado brasileira superaram as da empresa francesa.
A diferença é grande, ¤ 1 bilhão a mais em vendas para a operação brasileira (já levando em conta as variações cambiais ), e ajudou o Casino a mostrar força frente ao combalido mercado francês. Naouri, dono do Casino, assumiu o controle da rede brasileira no dia 22 de junho de 2012, um ano marcado por conflitos e várias iniciativas de minar o poder do empresário Abilio Diniz no Pão de Açúcar — o que vem fazendo com primor, ao ponto de o empresário brasileiro buscar outras saídas para seus investimentos além do Pão de Açúcar, como é o caso da BRF (ver matéria abaixo).
Paralelamente, o dono do Casino enfrentou um clima difícil de negócios na França, agravados pela crise financeira que se alastra na Zona do Euro. Com a confiança dos consumidores em queda, o Casino teve de fazer promoções e segurar aumento de preços para criar um clima menos pessimista. Os esforços pouco fizeram diferença. As vendas líquidas da empresa no quatro trimestre na França tiveram queda de 3,1%, fechando em ¤ 4,7 bilhões.
O Pão de Açúcar, por outro lado, teve um aumento de 9,1% nas vendas no período, para ¤ 5,8 bilhões — mesmo assim, os resultados da empresa brasileira ainda foram aquém do esperado pelo mercado, uma vez que a velocidade de expansão mostrou desaceleração no quatro trimestre, em relação aos demais períodos do ano.
As vendas no conceito mesmas lojas do Casino, levando-se em consideração apenas unidades abertas há pelo menos um ano, despencaram 9,9% no último trimestre. No Pão de Açúcar, no entanto, o crescimento foi de 5,8%.
O Casino fechou o ano com queda de 1,6% nas vendas na França, mas alta de 22,1%, para ¤ 41,9 bilhões, nas vendas totais do grupo. Isso porque a rede pode consolidar em seu balanço as vendas do Grupo Pão de Açúcar, a partir do dia 2 de julho de 2012, com a troca do controle.
O grupo destacou ainda boa performance nos negócios da Viavarejo (Casas Bahia e Ponto Frio) no resultado do Pão de Açúcar, principalmente por conta das medidas de isenção de impostos para eletrodomésticos do governo brasileiro. O grupo francês ressaltou em seu balanço que, caso tivesse se tornado o controlador da rede brasileira em janeiro de 2012, as vendas totais da América Latina no fechamento em 31 de dezembro teriam sido de € 24,9 bilhões, trazendo o total de venda do grupo para €47,7 bilhões em 2012. A boa notícia é que a empresa ainda vai conseguir capitalizar com essa manobra contábil no primeiro semestre deste ano. Só no quatro trimestre de 2012, com a consolidação do Pão de Açúcar, as vendas da área internacional do Casino representam 63% dos negócios do grupo, em comparação com 48% no quatro trimestre de 2011, segundo informações divulgadas pela empresa.
Na França, o Casino opera basicamente com cinco grandes bandeiras — Géant Casino (Hipermercados), Casino supermercados (lojas de conveniência), Franprix - Leader Price (varejo de desconto) e Monoprix (loja de departamento). A maior queda nas vendas no quatro trimestre ficou por conta da rede de hipermercados do grupo, com vendas 12% menores no período. Franprix e Monoprix foram as únicas marcas com leve alta nas vendas, 1% e 0,7%, respectivamente no período.
Os resultados da Ásia também foram destaque no balanço do grupo francês. A empresa, que tem lojas na Tailândia e no Vietnã, teve vendas de ¤ 916 milhões no quatro trimestre, alta de 21,2% em relação ao mesmo período de 2011. No ano, a alta foi de 17,7% nas vendas.
Veículo: Brasil Econômico