Desempenho do quarto trimestre na França dá aval à atuação de Georges Plassat
Cortes de custos e uma gama renovada de produtos ajudaram o Carrefour a registrar desempenho melhor no quarto trimestre no mercado francês, sinalizando aos investidores a capacidade do novo presidente, Georges Plassat, de recuperar a maior varejista da Europa.
O grupo francês vem lutando para reverter anos de resultados abaixo do esperado na Europa, onde os hipermercados foram afetados pela concorrência com lojas especializadas e a tendência de aumento do comércio local e eletrônico.
O Carrefour informou que as vendas na China também aumentaram, enquanto no Brasil, maior mercado da empresa depois da França, houve crescimento robusto.
Mercado brasileiro
A filial brasileira do Carrefour vendeu ¤ 3,285 bilhões no quarto trimestre de 2012. Em termos nominais, o valor é 2,2% superior ao observado em igual período de 2011. O desempenho, porém, é bem inferior à alta de 14,4% nas vendas na Argentina ou de 6,4% na China. As vendas no sul da Europa, contudo, permaneceram pressionadas.
A varejista, que garante na França mais de 40% de suas vendas, apurou vendas totais de ¤ 22,85 bilhões no último trimestre de 2012, em linha com a previsão média de ¤ 22,9 bilhões. Excluindo efeitos cambiais e de combustível, a receita na França caiu 0,8%, inferior à queda de 1,5% no trimestre anterior. As vendas pelo conceito mesmas lojas — que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses — cederam 2% após queda de 3,3% no terceiro trimestre e de 5,7% no segundo.
A segunda maior varejista do mundo depois doWalmart afirmou ainda estar confortável com a estimativa de analistas de lucro operacional recorrente em 2012 de cerca de ¤ 2,07 bilhões ou US$ 2,75 bilhões. Oresultado do grupo na França contrasta com o divulgado pelo rival Casino, que apresentou queda de quase 10% nas vendas de hipermercados.Obalanço foi divulgado na terça-feira.
Veículo: Brasil Econômico