Carrefour emite leve sinal de retomada

Leia em 1min 40s

Desempenho do quarto trimestre na França dá aval à atuação de Georges Plassat



Cortes de custos e uma gama renovada de produtos ajudaram o Carrefour a registrar desempenho melhor no quarto trimestre no mercado francês, sinalizando aos investidores a capacidade do novo presidente, Georges Plassat, de recuperar a maior varejista da Europa.

O grupo francês vem lutando para reverter anos de resultados abaixo do esperado na Europa, onde os hipermercados foram afetados pela concorrência com lojas especializadas e a tendência de aumento do comércio local e eletrônico.

O Carrefour informou que as vendas na China também aumentaram, enquanto no Brasil, maior mercado da empresa depois da França, houve crescimento robusto.

Mercado brasileiro

A filial brasileira do Carrefour vendeu ¤ 3,285 bilhões no quarto trimestre de 2012. Em termos nominais, o valor é 2,2% superior ao observado em igual período de 2011. O desempenho, porém, é bem inferior à alta de 14,4% nas vendas na Argentina ou de 6,4% na China. As vendas no sul da Europa, contudo, permaneceram pressionadas.

A varejista, que garante na França mais de 40% de suas vendas, apurou vendas totais de ¤ 22,85 bilhões no último trimestre de 2012, em linha com a previsão média de ¤ 22,9 bilhões. Excluindo efeitos cambiais e de combustível, a receita na França caiu 0,8%, inferior à queda de 1,5% no trimestre anterior. As vendas pelo conceito mesmas lojas — que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses — cederam 2% após queda de 3,3% no terceiro trimestre e de 5,7% no segundo.

A segunda maior varejista do mundo depois doWalmart afirmou ainda estar confortável com a estimativa de analistas de lucro operacional recorrente em 2012 de cerca de ¤ 2,07 bilhões ou US$ 2,75 bilhões. Oresultado do grupo na França contrasta com o divulgado pelo rival Casino, que apresentou queda de quase 10% nas vendas de hipermercados.Obalanço foi divulgado na terça-feira.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Carrefour cresce mais do que GPA

O Carrefour no Brasil manteve a liderança do mercado de varejo e atacado alimentar no país em 2012, &agrav...

Veja mais
Coop inicia obras do terceiro posto de combustíveis da rede

  Investimento gira em torno de R$ 1 milhão e haverá contratação de 14 colaboradores ...

Veja mais
Rede Yamada foca expansão no interior da Região Norte

De grande representatividade no norte do País - região em que o potencial de crescimento tem atraíd...

Veja mais
Carrefour inspira-se em novela

A ação de vendas com enfoque no período de volta às aulas do grupo Carrefour está ins...

Veja mais
TodoDia lança lojas no formato supermercado

O TodoDia, marca para o formato mercado de vizinhança do Walmart Brasil, abriu em dezembro duas unidades em novo ...

Veja mais
Supermercados tentam manter as vendas no mes de janeiro

Janeiro é a pior data para a atividade.Depois de dezembro, época mais lucrativa do ano para o setor superm...

Veja mais
Pão de Açúcar se torna maior que o francês Casino

Dinamismo e bom desempenho do mercado interno faz com que vendas da rede brasileira superem as da matriz Está exp...

Veja mais
Walmart gasta mais US$ 50 bi nos EUA

O presidente do Walmart nos Estados Unidos, Bill Simon saiu ontem em defesa das empresas americanas e, num discurso de a...

Veja mais
Casino só cresce fora da França

Controladora do Grupo Pão de Açúcar, a rede francesa Casino registrou alta nas vendas líquid...

Veja mais