Supermercados de SC esperam alta de 5% nas vendas para a Páscoa

Leia em 3min 40s

Os supermercados já estão prontos para a guerra pelo consumidor. Carregados com os cem lançamentos que as grandes marcas prepararam para a Páscoa 2013, disputam a atenção das crianças com ovos que trazem brinquedos e os personagens mais famosos da TV e da internet.

Em SC, a previsão é de um incremento médio nas vendas entre 3% e 5%, mas as maiores redes estão mais otimistas e falam em ganhos de até 20%. Para os pais, a informação que afeta o bolso: os preços dos ovos de chocolate estão 7,6% mais caros, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O presidente da rede catarinense Giassi, Zefiro Giassi, explica que a matéria-prima manteve o preço estabilizado entre 2012 e 2013 e que o reajuste deve-se, principalmente, aos gastos com mão de obra. Ele acredita que, em Santa Catarina, o reajuste dos preços fica na faixa de 5% ou 6%, um pouco abaixo da média nacional e acompanhando a inflação do período.

A rede Giassi Supermercados aposta em um aumento de até 12% nas vendas dos ovos de Páscoa em relação ao ano passado. O otimismo é impulsionado pela variedade de itens que integram as tradicionais marcas, incluindo ovos diet e sem lactose, além dos preços variados.

No Angeloni, maior rede supermercadista catarinense, foram comprados 650 mil ovos de chocolate, um crescimento de 6% em relação a quantidade comercializada no ano passado. São produtos das principais marcas nacionais e de algumas linhas produzidas no Estado.

A Páscoa também aquece o mercado dos pescados, tradicionalmente consumidos na Sexta-feira Santa. Este ano, a rede Angeloni aumentou em 20% em relação ao ano passado a quantidade de itens como bacalhau salgado e congelado em diferentes cortes, bem como salmão e filés de merluza e linguado.

A rede Imperatriz também está otimista e prevê um crescimento de 15% na venda dos ovos, segundo o diretor de marketing, Júlio Lohn.

No Bistek, considerando a inauguração de duas lojas em 2012, o crescimento do volume geral de vendas de Páscoa da rede está previsto em 20%. No comparativo loja a loja, o índice deve ficar em 8% em relação ao ano passado. Conforme o diretor comercial da Rede Bistek, Walter Ghislandi, em termos de produtos a novidade ficará por conta dos chocolates com embalagens presenteáveis. O Bistek também terá o reforço dos produtos com marca própria como as colombas pascais Linha do Mestre, sabores trufada, frutas cristalizadas e gotas de chocolate.

Produção

O Brasil é o terceiro maior produtor de chocolate do mundo, no entanto, o consumo per capita ainda é considerado baixo, de 2,2 quilos por ano, ou seja, existe margem para expansão. Nas últimas Páscoas, o setor de chocolates produziu em média 18 mil toneladas, o equivalente a 80 milhões de ovos por ano, segundo dados da Abicab, entidade do setor. Para este ano, o vice-presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca, diz que a previsão é de um crescimento de 5%.


Ele lembra que a diversidade de modelos e preços tem aumentado a cada ano, buscando garantir opções para diferentes bolsos e necessidades. Neste ano, entre os cem lançamentos nacionais das grandes marcas, o foco na linha infantil ainda é a grande estratégia das marcas, que este ano oferecem inovações em brinquedos. Entre os novos temas adotados pelas grandes marcas estão Angry Birds, Monster High, Thundercats e Turma da Mônica. Outras novidades que ganham força são os ovos de times de futebol, inclusive da Seleção Brasileira, e os ovos recheados para comer de colher.

O presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto, lembra que, historicamente, a data tem muita força e como principal característica a compra por impulso. Para este ano, no entanto, ele identifica condicionantes que podem ser inibidores, gerando um crescimento não muito acentuado, entre 3% e 5%.

— A Páscoa este ano vem mais cedo e vai cair num final de mês. Ainda está muito próxima do reinício das aulas e de compromissos de início de ano como IPTU, IPVA e as despesas extras com temporada de férias e Carnaval. Temos também um contingente de famílias que fizeram compras à prazo no Natal do ano passado e estão quitando prestações — avalia.

Neste cenário, ele acredita que muitas famílias podem optar por presentes e ovos de menor valor.

— A indústria está atenta aos movimentos do consumo e está diversificando a produção a fim de oferecer opções para todos os gostos e bolsos.




Veículo: Jornal de Santa Catarina


Veja também

Muffato investe R$ 30 milhões

A rede supermercadista Muffato investiu R$ 30 milhões na abertura de sua terceira unidade em São Paulo. O ...

Veja mais
Abilio Diniz nega que renunciará ao cargo e notifica Casino

Depois de conseguir a indicação ao cargo de presidente do conselho da BRF, Abilio Diniz notificou extrajud...

Veja mais
Walmart amplia linha de marcas próprias para a Páscoa

Por Margareth Meza*O Walmart apresentou hoje (26/02), em almoço para a imprensa, os lançamentos de marca p...

Veja mais
Casino quer controle absoluto, diz Abilio em notificação ao sócio

Abilio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA), e...

Veja mais
Nova loja de supermercado

A "Princesa do Norte" vai ganhar nova opção de compras com mais uma unidade da Rede PinheiroSobral. O Pinh...

Veja mais
Em carta, Abilio se queixa do sócio Casino

O empresário Abilio Diniz enviou ontem uma notificação ao grupo francês Casino, seu só...

Veja mais
Diniz ameaça entrar na Justiça contra Casino

Brasileiro acusa francês de fazer campanha para tirá-lo da presidência de conselho e de vazar informa...

Veja mais
Saída de Pão de Açúcar é quebra de contrato, diz Abilio

Casino quer empresário fora do conselho por suposto conflito de interesseEscolhido para presidir o conselho da BR...

Veja mais
Paraná em São Paulo

A rede paranaense de supermercados Muffato, sétima maior do país, irá instalar sua terceira loja no...

Veja mais