A Coop (Cooperativa de Consumo) distribuirá no período de 06 de maio a 31 de outubro o valor de R$ 8 milhões a título de retorno aos seus cooperados. O valor refere-se às sobras (lucro) apuradas no exercício de 2012, aprovado na Assembleia Geral Ordinária de 21 de março, é proporcional às aquisições que o cooperado fez no decorrer do exercício e está previsto na lei cooperativista 5764/71.
Da sobra apurada, a cooperativa destina uma parte (10%), prevista na lei, para a Reserva Legal, protegendo a Cooperativa diante de algum contratempo. Outros 5% são destinados, também por lei, à Reserva de Assistência Técnica Educacional e Social, de onde saem – no caso da Coop – os recursos para o pagamento do Auxílio Funeral e de apoio às entidades assistenciais. O restante das sobras, ou seja, 85%, foi votado em assembleia para devolução aos cooperados, sempre proporcionalmente às suas aquisições durante o ano.
"O retorno é um diferencial que somente uma cooperativa pode oferecer aos seus cooperados, pois é uma forma de recompensar o nível de sua fidelidade”, explica Luciana Benteo, responsável pelas ações do Planeta Coop – núcleo socioambiental.
O processo para receber o retorno é bastante simples e os cooperados poderão utilizar seu valor diretamente nos caixas das 28 unidades de distribuição.
Perfil: A Coop fechou 2012 com fornecimento bruto de R$ 1,768 bilhão, volume financeiro 6,41% superior em comparação ao ano anterior. Possui 28 unidades de distribuição no ABC Paulista, São José dos Campos, Piracicaba, Sorocaba e Tatuí, mais de 1,6 milhão de cooperados e dois postos de combustíveis, um na cidade de São José dos Campos e um em Tatuí; duas drogarias externas, em São Bernardo; cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco e uma linha de produtos de fabricação própria (Delícias da Coop), os de marca própria (Coop Plus), além de marcas exclusivas, por fazer parte da Rede Brasil de Supermercados – RBS.
Veículo: ABC Repórter - Santo André /SP