Supermercados investem sem medo do dragão

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Redes mineiras planejam desembolsar R$ 300 milhões para ampliar e abrir lojas até o fim do ano. Maioria dos recursos vai para empreendimentos no interior do estado

O crescimento da inflação nos três primeiros meses do ano não está ameaçando o plano de expansão das redes de supermercados mineiras, que com a redução de impostos para os produtos da cesta básica apostam em carrinhos cheios e pretendem investir até o fim do ano R$ 300 milhões na ampliação e abertura de lojas. Desse percentual, o interior do estado deve levar a gorda fatia de 80% dos valores. Isso porque o mercado competitivo e já saturado na Grande BH, e até mesmo em cidades polo, empurra os investimentos para municípios de menor porte, incluindo as lojas de grupos multinacionais que aos poucos desembarcam nesses municípios.

A estimativa da Associação Mineira de Supermercados (Amis) é de que o setor invista mais de R$ 200 milhões fora da capital. Segundo a entidade, pelo menos, 43 unidades serão abertas em Minas, totalizando 6.883 pontos de vendas em todo o estado, sendo 70% de pequeno e médio porte. A associação projeta ainda crescimento de 4% para o segmento em 2013, avanço que elevará o faturamento do setor para perto de R$ 15 bilhões. “Antes considerava-se importante a cidade ter 100 mil habitantes para receber uma grande rede, agora esse número caiu para 50 mil. O movimento rumo ao interior será cada vez mais forte, incluindo a chegada das redes multinacionais”, avalia Adilson Rodrigues, superintendente da Amis. Segundo ele, a manutenção do emprego e o controle da inflação são ingredientes para garantir o avanço do setor, e as cidades de menor porte oferecem ainda espaço a ser preenchido.

De acordo com o ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Minas tem três grupos entre as 20 maiores redes do país. A estratégia de ampliar o raio de atuação do negócio é o fermento para continuar crescendo, de gigantes nacionais aos empreendimentos de menor porte. A rede Supermercados BH faturou R$ 2,3 bilhões no ano passado e já é a oitava do país e primeira do estado. Entre os 20 maiores supermercados, que juntos faturaram R$ 155,7 bilhões em 2012, também está a rede mineira Epa/Martplus, com faturamento de R$ 2,1 bilhões, e 11º colocado no ranking, e também o Super Nosso/Apoio Mineiro, que com o avanço de duas posições, entre 2011 e 2012, está em 18º lugar entre os 20 maiores da lista nacional.

Planos Euler Nejm, diretor do Super Nosso/Apoio Mineiro, diz que os investimentos do grupo vão continuar fortes na capital, mas em 2013 começam as prospecções para abertura de lojas nas cidades mineiras de menor porte. Ele confirma que o ímã desses municípios está se tornando mais forte. “O interior ainda é carente de serviços e a competição ainda é um pouco menor que nas grandes cidades”, avalia. No ano passado a rede investiu somente em uma loja do Apoio Mineiro, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), R$ 10 milhões.

O grupo aposta em duas frentes, o chamado atacarejo, voltado especialmente à vendas para o comércio, já que existe um apelo forte de preços para a compra em maior quantidade de vários itens. A rede Super Nosso já tem maior foco nas classes A e B. Este ano os investimentos estão na casa de R$ 15 milhões, com abertura de quatro lojas. A primeira cidade fora da Grande BH a receber uma unidade da rede será Sete Lagoas. “A loja deve ser aberta em 2014”, informou o executivo.

Faturamento Apesar de o avanço da inflação no primeiro trimestre ameaçar hábitos de consumo, cortando do carrinho de compras itens de maior valor agregado, os números do setor continuam otimistas. No ano passado, o crescimento dos supermercados foi de 5,3%. Pesquisa da Amis aponta que no primeiro trimestre o faturamento do setor cresceu 3,27% frente ao ano passado. Nacionalmente o setor avançou 3,5% no acumulado do trimestre.

A Rede BH, criada há 17 anos, conta com 124 lojas na Grande BH. O Supermercados BH está presente em 29 cidades do estado, sendo 11 delas no interior. Ocupando o 1º lugar no ranking supermercadista mineiro, e seguindo a política expansionista, a Rede BH vai abrir seis unidades em 2013, mas não especificou quantas delas serão fora da capital.

Enéas Pestana, diretor-presidente do Grupo Pão de Açúcar, que atua no estado através do Extra Hiper, com cinco lojas – quatro na Grande BH e uma em Uberlândia –, revela que a empresa acredita em Minas Gerais como um estado em potencial para a expansão dos negócios. “Sempre há estudos para viabilizar essa expansão, tanto na capital, como em outras cidades do estado”, diz. Entre os fatores que alavancaram o negócio, ele destaca o investimento em pesquisa para conhecer as necessidades e diferenciações dos hábitos e tendências de consumo, mas não adiantou os planos da empresa para o interior do estado.

Daqui para o futuro

Das gôndolas para os computadores

Em junho a rede Super Nosso se prepara para inaugurar o sistema e-commerce, com vendas de produtos pela internet. Com investimentos na ordem de R$ 5 milhões na nova tecnologia, o sistema já está funcionando de forma piloto e no início de junho vai estar disponível para o público. “As compras serão feitas sem sair de casa.

Será um serviço a mais para o consumidor que vai contribuir para o crescimento da rede, estimado em 20% para este ano”, diz o diretor do grupo Super Nosso e Apoio Mineiro, Euler Nejm. Segundo ele, para que a entrega chegue sem falhas à cozinha do consumidor, o programa está há seis meses sendo testado.



Veículo: Estado de Minas


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