No ano, crescimento foi de 3,27%.
Março ajudou os supermercados mineiros a ficarem mais otimistas com os resultados de 2013 e a continuarem apostando no pleno emprego e aumento da renda da população. O Termômetro de Vendas da Associação Mineira de Supermercados (Amis) mostrou que o setor teve expansão de 14,78% frente a fevereiro e de 7,70% em relação a março do ano passado. Dessa forma, o crescimento acumulado no primeiro trimestre do ano é de 3,27% sobre o mesmo intervalo de 2012.
"Nossa expectativa era de crescer 3% no trimestre, chegamos a um pouco mais, 3,27%, o que confirma nossas projeções e mostra que o varejo vai ter um bom ano", afirma Adilson Rodrigues, superintendente da Amis. Até dezembro de 2013, os supermercados do Estado devem manter esta tendência, encerrando o ano com aumento de vendas da ordem de 4%, prevê Rodrigues. Mas esta expansão não leva em conta as novas lojas a serem inauguradas.
Hoje há 3.142 supermercados em Minas Gerais, mas até o fim do ano 45 unidades serão inauguradas na Capital e, principalmente, no interior.
O que explica o aumento tão grande de vendas de março em relação ao mês anterior é o próprio calendário, ressalta o superintendente. Em fevereiro, além de serem 28 dias, o setor não funcionou na segunda-feira de Carnaval por força de acordo trabalhista entre as entidades patronais e o sindicato dos trabalhadores do setor.
Com isso, foram 31 dias de vendas em março contra 27 em fevereiro.
Também houve forte influência da comemoração da Páscoa em março, assim como o feriado da Semana Santa, um período sempre muito bom para os supermercados. A sazonalidade elevou as vendas do setor em cerca de 10% frente ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento feito pela Amis na semana seguinte à data.
O resultado foi positivo em todas as regiões do Estado, com expansão de vendas sempre acima de dois dígitos. Na região Central o aumento foi de 16,56%, na Centro-Oeste de 13,22%, na Norte de 15,13%, no Rio Doce de 15,39%, na região Sul de 15,63%, no Triângulo o crescimento chegou a 11,69% e na Zona da Mata a 14,87%.
Brasil - No país, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas do setor tiveram expansão de 19,26% no mês de março em relação a fevereiro. Frente a março do ano passado, o crescimento foi de 9,65% de acordo com o Índice Nacional de Vendas. No acumulado do primeiro trimestre, as vendas do setor supermercadista nacional acumulam crescimento real de 3,53%, sobre igual período de 2012.
Veículo: Diário do Comércio - MG