Com a queda nas vendas dos supermercados, grupo prevê lucro maior em eletroeletrônicos
Após driblar a desaceleração do consumo em 2012, o Pão de Açúcar aposta na combinação de expansão orgânica e consolidação de operações para garantir um crescimento robusto em 2013, com sinergias que terão a Via Varejo como protagonista.
A maior varejista do país informou que planeja investir R$ 2 bilhões de reais ao longo de 2013, sendo R$ 1,5 bilhão na operação de alimentos. O desembolso equivale a uma alta de 26,6% ante o realizado no ano passado.Também está programada expansão da área de vendas superior a 4% neste ano, sendo que o segmento de supermercados deve ter crescimento de 6%, enquanto as operações não-alimentares devem aumentar de 2% a 3%."Estamos bastante otimistas para 2013. Esperamos um ano de crescimento robusto", disse o presidente-executivo do Pão de Açúcar, Enéas Pestana.
A estratégia de expansão traçada pela varejista passou a contemplar de forma mais ampla o ganho de sinergias provenientes da consolidação da ViaVarejo, que reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom (comércio eletrônico). Segundo executivos do grupo, um dos motores de crescimento da Via- Varejo é a expansão da bandeira Casas Bahia no Nordeste.
De fato, a aposta da empresa no setor de eletroeletrônicos aumentou. O grupo prevê que o segmento alimentar tenha margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 7,7% em 2013, abaixo dos 8,2% de 2012, enquanto a da Via Varejo deve ser de 6,6%, acima dos 5,3% de um ano antes. Assim, a margem Ebitda total neste ano deve ficar estável em 7,2%.
O preço dos alimentos tem pesado sobre as vendas do setor supermercadista, resultando em queda de 1,6% no volume de vendas no primeiro bimestre, conforme anunciado pela Abras. Mas, para o presidente do conselho de administração do Pão de Açúcar, Abilio Diniz, o setor deve crescer por conta da desoneração de produtos da cesta básica. "Essa medida deve contribuir para as vendas de vários produtos", afirmou.
O Pão de Açúcar espera fechar 2013 com vendas brutas acima de R$ 63 bilhões, alta de 10,5% sobre o último ano.
O segmento alimentar deve contribuir com mais de R$ 34,5 bilhões, ficando o restante com a Via Varejo. A companhia divulgou lucro líquido 70% maior no primeiro trimestre, na comparação anual, e acima das expectativas, impulsionado por melhora operacional da Via Varejo.
Veículo: Brasil Econômico