A expansão orgânica agressiva, com um total de 25 novas lojas, sendo 19 do GPA Alimentar e seis novas unidades da rede Casas Bahia, renderam um resultado surpreendente ao Grupo Pão de Açúcar . A maior rede varejista do País obteve alta de 69,7% no lucro líquido em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento ocorreu no GPA Consolidado, formado pelo GPA Alimentar, lojas físicas Casas Bahia, Ponto Frio e comércio eletrônico da Nova Pontocom, chegando a R$ 275 milhões. A expectativa é seguir em expansão, com projeção de registrar um incremento de 10% na receita bruta em 2013. O GPA Alimentar, composto pelo segmento de mercados, rede atacadista, postos de combustíveis e drogarias, apresentou lucro líquido de R$ 176 milhões, um aumento de 19,5% em relação ao primeiro trimestre de 2012.
Os resultados positivos foram impulsionados também pela expressiva evolução de vendas no primeiro trimestre de 2013, auxiliada pelo feriado de Páscoa. Os números foram divulgados em teleconferência com analistas e acionistas. O aumento do lucro líquido também se deve à redução de despesas, chegando a R$ 254 milhões no GPA Consolidado, uma queda de 24,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No GPA Alimentar, a despesa foi de R$ 108 milhões, com redução de 24% em comparação ao primeiro trimestre de 2012.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) também foi positivo. No GPA Alimentar, houve crescimento de 6,2%, para R$ 518 milhões, enquanto o aumento foi de 11,2% no GPA Consolidado, chegando a R$ 862 milhões. O Ebitda foi beneficiado pela revisão dos processos da Companhia, com melhora na produtividade e corte de despesas operacionais e administrativas. A receita bruta de vendas cresceu 10,6% no GPA Alimentar, totalizando R$ 8,149 bilhões. Já no GPA Consolidado, o faturamento foi de R$ 14,984 bilhões, com aumento de 9,7%.
Perspectivas
O Grupo Pão de Açúcar apresentou expectativas altas para o ano de 2013. Durante teleconferência, o presidente executivo da Companhia, Enéas Pestana, disse que esperar uma receita bruta de vendas acima de R$ 63 bilhões, aumento de 10,5% em relação ao ano passado, sendo R$ 34,5 bilhões referentes ao GPA Alimentar e os outros R$ 28,5 bilhões para a Via Varejo. Já a margem Ebitda deve ficar em 7,2%, mantendo-se estável em comparação com 2012.
O setor alimentar deve apresentar margem de 7,7%, índice mais baixo do que os 8,2% do ano passado. Em compensação, o setor não-alimentar deve ter margem de 6,6%, número acima dos 5,3% anteriores. A expansão orgânica continuará sendo foco, especialmente no ramo de minimercados. São esperadas 100 lojas neste formato, além de até 15 novas unidades da rede atacadista Assaí.
Os investimentos devem aumentar: R$ 1,5 bilhão para a GPA Alimentar e R$ 500 milhões à ViaVarejo.
Veículo: DCI