Maior rede de varejo do país, o Grupo Pão de Açúcar registrou uma alta de 10,2% na receita líquida de janeiro a março, com o valor atingindo R$ 13,4 bilhões, segundo material de resultados apresentado na noite de ontem. O lucro líquido consolidado da varejista subiu 69,7% e alcançou R$ 275 milhões no mesmo período, em relação a 2012.
A margem líquida do grupo subiu de 1,3% do primeiro trimestre de 2012 para 2,1% no mesmo período de 2013, alta considerável para uma operação de varejo. O valor do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu 11,2%, alcançando R$ 862 milhões.
Na operação de supermercados e hipermercados (GPA Alimentar) as vendas líquidas subiram 10,9% e o lucro líquido alcançou R$ 176 milhões, alta de 19,5%. "As categorias com crescimento diferenciado foram carnes, frutas, legumes e verduras, além de categorias beneficiadas em função da Páscoa (mercearia e peixaria)", informa a empresa. "Em contrapartida, os eletroeletrônicos, comercializados pela bandeira Extra usualmente nos hipermercados, tiveram redução nas vendas em função de forte base de comparação registrada em 2012, o que prejudicou as categorias de não-alimentos".
Na operação de Via Varejo, formada pelas empresas Casas Bahia e Ponto Frio, a receita líquida subiu 9,3% e somou exatos R$ 6 bilhões. O lucro líquido atingiu R$ 99 milhões, um forte crescimento de 569%, acima das previsões dos analistas - o Itaú BBA previa R$ 83,2 milhões, alta de 462%. A margem Ebitda subiu 0,5 ponto percentual e a margem líquida passou de 0,3% para 1,7%, uma alta importante.
O principal indicador, aguardado pelo mercado, apresentou melhoras: as despesas operacionais da Via Varejo corresponderam a 22,1% da receita líquida de vendas da empresa, redução de 0,7 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2012. As principais reduções foram em gastos com tecnologia da informação e "racionalização do quadro de pessoal".
Veículo: Valor Econômico