Grupo Muffato lança autocaixa em Curitiba

Leia em 4min 30s

Cidade é a primeira capital do país a contar com a tecnologia que agiliza em 20% o atendimento ao consumidor no caixa

O Grupo Muffato - primeira rede varejista a implantar o self checkout no Brasil - traz para Curitiba a tecnologia do autocaixa. O lançamento ocorre nessa quinta-feira, 06, na loja do Super Muffato da Alberto Folloni. O sistema de autoatendimento conta com quatro autocaixas e permite que o consumidor realize sozinho todos os passos de uma compra, como pesar o produto, conferir o preço, efetuar o pagamento e receber o comprovante, evitando as filas dos horários de pico.


Curitiba é a primeira capital do país a oferecer a novidade aos consumidores e consolida os planos de expansão do serviço para outras lojas da rede. "Ainda este ano vamos implantar o autocaixa em mais uma cidade do Paraná e pretendemos continuar avançando em 2014 para outras praças", adianta o diretor do Grupo, Eduardo Muffato.


Para ser implantada no Brasil a tecnologia, que é importada, teve que ser adaptada às especificações do varejo brasileiro. "Foram dois anos de estudos e testes, mas valeu a pena o esforço e o investimento, pois agora nossos clientes podem usufruir do que há de mais moderno e inovador no mundo em termos de agilidade e praticidade no atendimento", explica.


Segundo Muffato, o autocaixa inaugura uma nova era no relacionamento das empresas de varejo com o consumidor final, que passa de expectador para agente de todo o processo de compra.

 

Testada e aprovada


Em operação em uma das lojas da rede em Londrina desde novembro do ano passado e também em Maringá desde março deste ano, a tecnologia foi testada e aprovada pelos consumidores, que ganharam mais agilidade e praticidade na hora de finalizar suas compras. "Nos horários de pico, o autocaixa chega a agilizar o atendimento em até 20%, reduzindo as filas do passa rápido", explica Eduardo Muffato.


De acordo com ele, durante esses quase sete meses de operação, o autocaixa já finalizou mais de 60 mil compras, atende uma média de 300 clientes por dia e já representa 6% do total das vendas mensais nas duas lojas que contam com a tecnologia.

 

Benefícios adicionais


A instalação dos autocaixas no Super Muffato não traz benefícios apenas para os clientes, que ganham mais agilidade e facilidade na finalização das compras, mas também proporciona oportunidades maiores aos operadores de caixa que receberam treinamento específico para dominar o novo sistema. Em Curitiba, quatro deles foram selecionados para realizar o trabalho de supervisão e orientação aos clientes que vão utilizar o self checkout, abrindo vaga para a contratação de outros quatro novos funcionários nessa loja. "Não abrimos mão de manter a nossa filosofia de valorização dos recursos humanos e por isso investimos cada vez mais na qualificação de nossos profissionais", esclarece o diretor Eduardo Muffato.


De acordo com ele, como os autocaixas ocupam menos espaço físico nas lojas, será possível ampliar ainda mais o número de checkouts disponíveis aos clientes, que podem optar pelo sistema tradicional ou pelo autoatendimento, conforme suas necessidades.

 

Parceria


Para tornar a implantação dos autocaixas no país uma realidade bem-sucedida, o Grupo Muffato se aliou à RMS, empresa responsável pela gestão do software e pela importação dos equipamentos.


Segundo dados estatísticos fornecidos pela RMS, 98% dos usuários do sistema consideraram sua operação extremamente fácil e 99% deles garantiram que vão continuar usando o serviço.


O diretor da RMS, Claudio Reina, considera que a parceria com o Grupo Muffato contribuirá para que a empresa atinja o objetivo de expandir a tecnologia para o restante do Brasil, através de novos parceiros.

 


Grupo Muffato


O Grupo Muffato nasceu no Paraná no início dos anos 70 e conta com 40 operações de negócio, espalhadas em 13 cidades do Estado e em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Com mais de nove mil colaboradores diretos, o Grupo também gera mais de 2,5 mil empregos indiretos e é um dos maiores empregadores privados do Paraná.


O Super Muffato é a marca mais lembrada pelo consumidor paranaense, sendo a primeira empresa do setor varejista no Estado e a sexta rede no ranking nacional de supermercados.

 

Sobre a RMS


A RMS, empresa com mais de 20 anos de experiência, é uma importante fornecedora de software de gestão (ERP) e aplicativos de ponta para o comércio em geral e uma das maiores exportadoras de software do país, com operações consolidadas no Brasil, Europa e África. A empresa tem investido fortemente em soluções de frente de caixa mais modernas e produtivas, percebendo o potencial no mercado interno brasileiro para implantação de inovações tecnológicas para o mercado varejista, todas elas já utilizadas com sucesso na Europa e nos Estados Unidos. A modernidade e o pioneirismo da RMS estão na distribuição de novos produtos para o setor, como os self checkout e softwares da Fujitsu, uma das mais importantes empresas de tecnologia para o varejo no mundo. Com a nova tecnologia, a RMS busca atender seus clientes com o mais completo e integrado portfólio de soluções do mercado.

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Grupo Muffato

 


Veja também

Cencosud transfere comando para São Paulo para acelerar integração

A empresa chilena Cencosud, quarta maior varejista de supermercados do país, dá um novo passo no sentido d...

Veja mais
Walmart inaugura hoje o primeiro hipermercado da cidade de Assis

• Com um investimento de R$40 milhões, loja será inaugurada amanhã, 06 de junho• Empreend...

Veja mais
Menos sacolas plásticas

Hoje é Dia Sem Sacola Plástica nas unidades da Cooper. A ideia é incentivar entre os clientes o uso...

Veja mais
Confiança Supermercados projeta aumento nas vendas juninas

Pular fogueira, estender bandeirinhas, estourar pipoca, fazer quentão são tradições nos mese...

Veja mais
Dori prevê alta em ítem junino

A rede Dori anunciou ontem (3) planos de incrementar as vendas  para festas juninas. A perspectiva da empresa &eacu...

Veja mais
Sam´s Club aumenta vendas

O Sam's Club registrou nos últimos quatro dias um significativo aumento na venda de cobertores, mantas e edredons...

Veja mais
Vendas de produtos juninos

O Walmart espera alta de 25% nas vendas dos produtos juninos de marca própria em 2013. A linha Bom Preço t...

Veja mais
Coop reúne fãs de vinho no ABC

A Coop (Cooperativa de Consumo) realizará no próximo dia 8 o III Encontro Coop de Vinho, no Espaço ...

Veja mais
Dia abre loja conceito em Jaú

A rede de supermercados Dia inaugura na última semana um novo modelo de loja na cidade de Jaú, interior de...

Veja mais