Agências
SÃO PAULO
O Itaú Unibanco e a Cencosud anunciaram ontem que assinaram um acordo para desenvolver conjuntamente o negócio de financiamento ao consumo, numa associação em que Itaú terá 51% e Cencosud terá 49% de participação. A operação considera a compra de ações da administradora de cartões de crédito Cencosud (CAT) através de suas subsidiárias Banco Itaú Chile e Banco Itaú Argentina, no valor de US$ 307 milhões, que inclui a aquisição de 51% do patrimônio líquido das duas empresas.
Além disso, o acordo prevê o financiamento, pelo Itaú, de 100% da carteira de cartões de crédito em ambos os países, no valor de cerca de US$ 1,3 bilhão.
Esta parceria, que marca uma nova tendência no mercado financeiro chileno, é consistente com o fortalecimento dos processos de concessão de crédito e permite oferecer mais e melhores benefícios aos clientes.
Com essa parceria, mais de 3 milhões de clientes de cartão de crédito serão favorecidos em ambos os países, segundo o comunicado enviado ontem pelo banco.
O acordo, válido por 15 anos e renovável, fornece as condições necessárias para a realização desta associação. Durante os próximos 90 dias, as partes irão trabalhar para concretizar os termos finais. O fechamento da transação está sujeita à aprovação regulatória no Chile, Argentina e Brasil.
Esta parceria faz parte do plano estratégico de longo prazo da Cencosud, que visa melhorar o serviço financeiro oferecido aos seus clientes, sem ter que utilizar seus próprios recursos, alinhado ao modelo que já funciona em suas operações no Brasil e na Colômbia. Já o Itaú quer aumentar sua presença na América Latina.
Uma vez concretizado o acordo após aprovação dos órgãos reguladores, as empresas deverão desenvolver sinergias que resultem em redução de custos e vários benefícios para os clientes.
Veículo: DCI