Um grupo de 11 cooperativas atuantes no mercado nacional começa a colher os primeiros resultados da integração de vários processos. Unidas na CoopBrasil desde 2011, elas já movimentaram R$ 1,8 milhão em 2013, valor próximo aos R$ 2,4 milhões alcançados no ano passado. O grupo de cooperativas aposta na negociação coletiva, na redução de custos e nos ganhos em escala para conquistar novos mercados.
Marcio Valle, presidente da CoopBrasil, explicou que a união das cooperativas aumenta a força para viabilizar negócios que um empreendimento apenas não conseguiria sozinho. "A união dessas cooperativas nos dá essa escala para termos melhores condições de negociação", diz. Segundo ele, isso tem permitido oferecer às filiadas produtos nacionais e importados. "Um exemplo é a importação de vinhos da Argentina, que chegam às filiadas com preços bastante competitivos, e aumentaram as vendas", afirma.
A experiência da Cooperativa de Consumo (Coop) também tem colaborado para ampliar a atuação dessas empresas. A cooperativa ocupa a 14ª posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercado (Abras) e compartilha sua experiência com outras empresas. Além disso, a marca CoopPlus, de propriedade da Coop, está licenciada para uso da CoopBrasil. "Isso possibilita que tenhamos uma única embalagem. O controle da qualidade do produto e credenciamento de fornecedores passam por auditoria do Bureau Verita. A identidade visual e gestão da marca continuam com a Coop", explicou.
Veículo: DCI