Aumento foi de 5,01% em relação a abril .
Depois de um abril decepcionante, com queda de vendas de 10,92% sobre março, os supermercados de Minas Gerais tomaram novo fôlego e encerraram maio com o faturamento 5,01% acima do constatado no mês anterior. Com este resultado, o setor acumula um crescimento de 3,08% nos cinco primeiros meses de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados na sexta-feira pelo Termômetro de Vendas da Associação Mineira de Supermercados (Amis). Comparando o faturamento de maio de 2013 com igual mês do passado o desempenho foi positivo em 6,75%.
O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, disse que o resultado foi bom, mas que o crescimento de vendas decorre principalmente do desempenho muito fraco de abril. "Ainda não deu para recuperar o que perdemos naquele mês", pondera. Mesmo assim, fica mantida a previsão de terminar o ano com crescimento de 4% sobre 2012, disse Rodrigues, assim como a determinação de inaugurar 45 novas lojas no Estado e de reformar outras 58. A expectativa é de que os supermercados gerem, em 2013, 8 mil novos postos de trabalho, além dos 148 mil atuais.
Na análise do superintendente da Amis, a queda de vendas em abril pode ser explicada pela inflação dos produtos alimentícios, quadro que tem reflexos imediatos nas gôndolas dos supermercados. "A inflação agora deve ficar sob controle, estamos com muita oferta de produtos, o que torna as negociações com os fornecedores mais fáceis", ressalta Rodrigues. Contam também a chegada das safras, como a do açúcar, e o tempo seco que propicia a produção de folhagens e legumes, fazendo com que os preços deixem de subir no mesmo ritmo dos primeiros meses do ano.
O melhor resultado do setor supermercadista mineiro em maio foi o da região Central, onde as vendas cresceram 6,45%. Em parte, pondera Adilson Rodrigues, isto se deve à preponderância dos serviços na economia da região, que não sofre tanto as conseqüências das oscilações nos preços internacionais, como os do minério e da agricultura. Logo em seguida vem a expansão de 5,36% no faturamento das lojas da região Centro-Oeste, seguido pela Norte-Noroeste (4,40%), Sul (3,58%), Zona da Mata (3,56%), Triângulo e Alto Paranaíba (3,20%) e Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha (2,61%).
Brasil - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) também divulgou os resultados nacionais. No Brasil, o setor acumulou crescimento de 2,17% nos cinco primeiros meses do ano. Em maio de 2013, sobre o mesmo mês de 2012, o crescimento foi de 4,28%. Comparando maio com abril deste ano, o desempenho foi de 5,43% no faturamento dos supermercados brasileiros. No acumulado do ano, as vendas cresceram 8,76%. Embora as perspectivas para a economia brasileira como um todo venham caindo semana a semana, o resultado de vendas de maio mostra que, após as oscilações sazonais dos primeiros quatro meses do ano, o setor de supermercados continua apresentando resultado positivo.
Veículo: Diário do Comércio - MG