A rede Assaí, braço atacadista do gigante Grupo Pão de Açúcar (GPA), segue com planos expansivos de crescimento este ano. No primeiro semestre, a rede de atacado inaugurou seis novas unidades e a perspectiva é fechar 2013 com até 15 novas operações.
A expectativa de Belmiro Gomes, presidente do Assaí, é que o número de inaugurações para este ano gire em torno de 12 a 15 operações, com foco em expansão territorial. "Agora, seguimos mais assertivos para a expansão nacional. Nestes próximos três anos, a rede pretende abrir mais 60 unidades, sendo 25 delas na Região Nordeste, região que está em franco desenvolvimento e que ainda é carente desse formato de loja", afirmou.
Segundo Gomes, a rede entra no mês de julho com três aberturas programadas, sendo elas em Londrina, Juazeiro do Norte e Itaquaquecetuba. As novas unidades já estarão enquadradas nos novos modelos de negócios da empresa. "No ano passado, concluímos a reestruturação do negócio e planejamos a expansão de 2013. Passamos por um detalhado processo de reestruturação, mudanças que foram do layout das lojas, parcerias com indústrias e serviços adicionais aos consumidores com perfil empreendedor".
Na explicação do executivo, entre as principais mudanças destaca-se o aumento da área de estocagem das lojas. "Todas as lojas, por exemplo, não possuem mais padarias e açougues e, ampliamos o sortimento de itens para fabricação de pães e massas. No total, o sortimento foi renovado em cerca de 30% dos seus produtos para oferecer mais variedade e atender melhor o consumidor", disse ele.
A perspectiva da empresa é que sejam aportados R$ 2 bilhões pelo GPA para expansão das operações, 70%, ou R$ 1,4 bilhão, será para abertura de lojas.
Veículo: DCI