Em breve, em uma Starbucks perto de você: iogurte grego. Em parceria com a Danone, a maior operadora de cafeterias do mundo vai começar a vender laticínios em suas lojas a partir de 2014 e em supermercados em 2015. O plano ajuda a enfrentar duas preocupações de Howard Schultz, CEO da Starbucks: oferecer produtos mais saudáveis e ajudar sua empresa a colonizar os supermercados.
"A Starbucks está se aventurando para tornar-se uma casa de marcas", similar à Procter & Gamble e à Unilever, disse Bill Chidley, vice-presidente sênior da Interbrand Design Forum, de Dayton, Ohio. A iniciativa, acredita, é arriscada.
"Quando você começa a diversificar muito seu portfólio, os investidores simplesmente têm dificuldade para caracterizar o que você é", disse Chidley. "É uma casa de marcas ou se trata de [um lugar para] experimentar bebidas?"
A Starbucks vem entrando de forma constante nos supermercados desde 1995, quando começou a vender sorvete de sabores como java chip frapuccino e caramelo macchiato. Desde então, lançou café embalado, a marca de chá Tazo e os sachês instantâneos Via. Depois que ganhou da Kraft o controle exclusivo das operações da Starbucks em supermercados em 2011, Schultz acelerou o lançamento de novos itens, com as cápsulas para café expresso Keurig K-Cup, os sucos Evolution Fresh e as bebidas energéticas Refreshers.
A francesa Danone vai produzir os iogurtes para a Starbucks sob a marca "Evolution Fresh, Inspired by Dannon". Os termos financeiros da aliança não foram divulgados. A Starbucks comprou a empresa de sucos Evolution Fresh em 2011, por US$ 30 milhões em dinheiro, antes de adquirir a Teavana Holdings, cujos produtos também pretende vender em supermercados.
Os negócios da Starbucks em supermercados vêm se expandindo mais do que as vendas em suas cafeterias. No ano fiscal encerrado em setembro, a receita com a venda de itens em supermercados e outros varejistas subiu 50%, para US$ 1,29 bilhão, de acordo com documentos enviados à Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA). A receita total da empresa nos mesmos 12 meses subiu 14%, para US$ 13,3 bilhões.
A Starbucks vai começar a vender o iogurte grego com frutas em suas lojas próprias nos Estados Unidos a partir de 2014. A rede de cafeterias estuda vender o iogurte internacionalmente e pode criar outros produtos com a Danone, de acordo com Jim Olson, porta-voz da Starbucks. "Este realmente é o próximo grande passo estratégico em nossa evolução de bem-estar e saúde", disse.
As vendas de iogurte estão em alta - ainda mais as da versão grega. Nos EUA, as vendas do iogurte grego aumentaram 48%, para US$ 2,65 bilhões nas 52 semanas encerradas em 8 de junho, segundo dados da Nielsen. As vendas de totais de iogurte subiram 6,1%, para US$ 6,3 bilhões no mesmo período.
A Chobani; a Yoplait, da General Mills; e a Fage Dairy também vendem iogurte grego. "Certamente [o segmento] está abarrotado", disse Chidley, da Interbrand. "Um novo participante vai ter de mostrar algo atrativo".
Veículo: Valor Econômico