Com 35 mil visitações, das quais 30% de cearenses e 70% de outros estados, terminou nesta quinta-feira (8/8) a ABAD 2013 - 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e 16ª Sweet Brasil International Expo.
Durante quatro dias, o Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, recebeu representantes de toda a cadeia produtiva do setor atacadista distribuidor da América Latina, resultando em aproximadamente 20 bilhões em negócios gerados, superando a expectativa inicial de R$ 18 bilhões.
"Quando o governador do Ceará Cid Gomes visitou o CEC, fez questão de ir a cada estande. Ele ouviu de todos os expositores que suas expectativas foram superadas", revelou o presidente da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), José do Egito Frota Lopes Filho.
"Tivemos depoimento de uma empresa de calçados do Ceará que disse nunca ter vendido tanto como em nossa feira. Alguns dos expositores aproveitaram para perguntar ao governador como poderiam se instalar no Ceará. Eles viram uma oportunidade de investir aqui", revelou José do Egito em entrevista coletiva com a imprensa.
Os dois pavilhões do CEC foram ocupados por cerca de 200 expositores de diversos segmentos da indústria de bens de consumo e fornecedores de produtos e serviços. O investimento foi de R$ 30 milhões, dos quais 9 milhões revertidos para a economia local.
Para José do Egito, a ABAD 2013 Fortaleza foi um sucesso não só para o mercado atacadista distribuidor presente ao evento, mas para toda a cidade de Fortaleza. A mão de obra local contratada foi de 1,5 mil profissionais de segurança, limpeza, receptivo, manutenção, entre outros serviços.
"Foi um evento grandioso, uma verdadeira prova de fogo para a infraestrutura da cidade, que passou no teste com louvor". De acordo o os organizadores do evento, o turismo foi um dos segmentos mais beneficiados com o evento, que gerou demanda por serviços de hotelaria, restaurantes, guias turísticos, comércio local e táxis.
Homenagem e Premiação
O empresário cearense Ivens Dias Branco foi homenageado na convenção recebendo do presidente da ABAD o Troféu honra ao Mérito ''Aliança em excelência'' em reconhecimento à sua atuação como empresário e como um dos pilares da economia nacional.
Na solenidade de encerramento, realizada ontem (8/8) também houve a entrega de prêmios aos expositores destaques, entre os quais o Melhor Atacadista Distribuidor Destaque Nacional em 2013: Martins Comércio e Serviços de Distribuição S/A.
Instituto ABAD
No quarto dia do evento o Instituto ABAD (braço social da entidade), a Prefeitura de Fortaleza (representada pelo Vice-Prefeito Gaudêncio Lucena) e a ACAD (Associação Cearense de Atacadistas e Distribuidores) assinaram o Termo de Intenção para a aplicação, na capital cearense, do Projeto Aprendendo a Reciclar. O objetivo é contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio da instalação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (PEVs e Super PEVs) nas lojas do atacado distribuidor e em seus clientes varejistas, além de outros locais como, praças públicas, universidades e escolas, sensibilizando e mobilizando a sociedade, por meio da informação para uma nova cultura ambiental de descarte, reciclagem e reaproveitamento. A expectativa é de que o projeto esteja funcionando ainda neste ano em Fortaleza.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABAD