Os números na França do Casino - controlador do Grupo Pão de Açúcar - continuam no vermelho, mas começam a dar sinais de recuperação. Pela primeira vez em um longo período, o Casino conseguiu melhorar a performance de seus hipermercados franceses, justamente os mais afetados pela crise: o Géant Casino registrou, no terceiro trimestre do ano, alta de 1,3% no número de clientes e de 1,5% volume de vendas na área de alimentos.
O aumento não é "gigante", como se chama, em francês, a rede de hipermercados, mas ocorre mais cedo do que o previsto pelo grupo. Os melhores resultados são decorrentes de uma política de redução dos preços adotada há cerca de um ano para tentar atrair novamente o consumidor a esse tipo de loja. Apenas no terceiro trimestre, a queda nos preços se situou entre 5% e 7%.
Na prática, as vendas totais do Géant Casino, com 125 lojas no país, ainda não crescem, mas houve uma desaceleração no ritmo de queda. No terceiro trimestre, a redução foi de 4,7% na comparação com igual período do ano anterior. No segundo trimestre deste ano, as vendas haviam recuado de 7,8% e, no primeiro trimestre, de 11,5%.
De acordo com o Casino, a tendência de retomada "se confirma" com os números mais recentes: nas últimas quatro semanas, o número de clientes nos hipermercados Géant aumentou 2,4% e o volume de vendas alimentos cresceu 7,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os supermercados com a bandeira Casino também conseguiram elevar o número de clientes (0,6% no terceiro trimestre) e diminuir o ritmo de queda nas vendas na França no período: o recuo foi de 5,5% no terceiro trimestre, menor que o registrado em igual período do ano passado (6,3%).
Na França, no total, as vendas caíram 3,6% no terceiro trimestre (de acordo com o critério "mesmas lojas", que compara unidades abertas há pelo menos um ano), totalizando € 5 bilhões. A consolidação integral das contas da rede de supermercados de bairro Monoprix, que atrai uma clientela de maior poder aquisitivo, permitiu ao grupo registrar um aumento de 8,1% no faturamento no terceiro trimestre. Em julho, o Casino também finalizou a aquisição de 38 lojas do grupo Norma no sudeste da França, para continuar a expansão de sua rede popular de supermercados Leader Price.
A recente melhora nos números deverá permitir "o retorno do crescimento das atividades do Casino na França entre o fim deste ano e o início de 2014", afirmou ontem Antoine Giscard d'Estaing, diretor financeiro do Casino, em uma conferência por telefone com investidores, após a divulgação dos resultados financeiros. Já no caso dos hipermercados, o faturamento poderá voltar a crescer no segundo trimestre do próximo ano, prevê d'Estaing.
No total, o grupo francês registrou entre junho e setembro um faturamento global de € 11,8 bilhões, que se manteve estável, considerando-se o impacto do câmbio dos países emergentes, que representam cerca de 60% das atividades do Casino.
Segundo o grupo, as vendas internacionais no terceiro trimestre, de € 6,7 bilhões, caíram 5,2% na comparação com o mesmo período de 2012 por conta do impacto desfavorável do câmbio, que afetou o faturamento na ordem de 16,5%. Somente no caso do real, o efeito negativo foi de 12%. Mas a taxas de câmbio constantes, o crescimento das vendas das filiais foi de 12,5% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.
Na América Latina (Brasil, Colômbia, Uruguai, Argentina), as vendas "mesmas lojas" cresceram 9,6% no terceiro trimestre, sem contar o impacto do câmbio, na comparação com o segundo, "refletindo principalmente a boa performance do Grupo Pão de Açúcar", informa o grupo, presidido por Jean-Charles Naouri. No Brasil, as vendas avançaram 12% em relação ao segundo trimestre deste ano. Na Ásia (Tailândia e Vietnã), o crescimento total foi de 8,5%. Mas se for levado em conta o número igual de lojas, a alta foi de apenas 0,6%. De janeiro a setembro, o faturamento do grupo totaliza € 35,5 bilhões, um aumento de 22,1%.
Veículo: Valor Econômico