Bons índices de emprego e renda do consumidor e investimentos em marketing deixam as empresas otimistas
Apesar de a Associação Mineira de Supermercados (Amis) projetar expansão média de 8% no faturamento deste Natal, em relação ao mesmo período do ano passado, algumas empresas do setor no Estado estão mais otimistas e apostam em crescimento ainda maior, de 15% a 20%.
Entre os motivos para as previsões positivas destacam-se os bons índices de emprego e renda da população, além dos investimentos em marketing e publicidade realizados pelas empresas. A inflação, a variação cambial e o alto nível de endividamento dos consumidores não devem afetar os negócios, segundo os empresários.
"A inflação e o endividamento afetam outros setores do varejo, mas não tão diretamente o supermercadista, que se beneficia com uma certa cautela do consumidor que não quer dívidas maiores, com produtos mais caros", analisa o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues. Diante dessa boa perspectiva para o Natal, ele acredita que o segmento deve crescer 4,5% em 2013 na comparação com o exercício passado, superando em 0,5% as projeções feitas no início de 2013.
Segundo Rodrigues, o motivo para o otimismo dos supermercados de Minas deve-se, principalmente, ao fato de a inflação ainda não ter sido capaz de corroer o aumento da renda. Ele observa que, de 1994, com a implantação do Plano Real, até meados deste ano, o preço dos alimentos subiu 298%, enquanto o salário mínimo, "que puxa todos os outros salários", aumentou 946%. Pelas suas contas, "o consumo de alimento triplicou" no período.
Confirmação - A percepção do dirigente é confirmada por empresários do segmento. Segundo a diretora de Marketing do Grupo Super Nosso, Rafaela Nejm, o faturamento da rede de "atacarejo" do grupo, a Apoio Mineiro, com dez lojas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), voltada para a classe C e pequeno comércio varejista, deve aumentar 15% no período.
Já o desempenho da rede Super Nosso, que atende a classe AB, com 12 lojas em Belo Horizonte, uma em Lagoa Santa e outra em Nova Lima, deve apresentar um resultado ainda melhor, com incremento entre 15% e 18%.
"Nossa expectativa é otimista, tendo em vista os investimentos em atendimento, em qualidade e variedade dos produtos", informa Rafaela, lembrando que o lançamento da campanha de Natal começou em 28 de outubro, com a apresentação do Panetone Super Nosso.
Todas as lojas já estão decoradas. "Estamos criando um clima emocional para o Natal", anunciou, lembrando que, na qualidade de importadora direta, a rede Super Nosso consegue preços melhores para produtos especiais.
Nem o câmbio, que afetou mais diretamente alguns produtos, causará grande impacto. "Alguns itens já estavam dentro de casa e por isso o consumidor pode encontrar bons preços nos segmentos de vinhos, azeites e carnes", completou a diretora de Marketing.
Veículo: Diário do Comércio - MG