José Roberto Tambasco, de 57 anos, o executivo da linha de frente do Grupo Pão de Açúcar (GPA) com mais tempo de casa, vai deixar a companhia. Tambasco é presidente de negócio de varejo alimentar do grupo e acertou a sua saída num momento de mudanças no alto comando da companhia, coordenadas pelo presidente, Enéas Pestana. Um substituto será escolhido, mas não há data para o desligamento definitivo do executivo, como antecipou ontem o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.
Tambasco está há 35 anos no GPA e pertence à era Abilio Diniz, assim como Paulo Gualtieri, vice-presidente de planejamento estratégico, que estava no grupo desde 1989 e saiu em outubro. Procurado, o GPA confirmou a saída do executivo, sem entrar em detalhes. Fontes ouvidas afirmam que o movimento não teria sido uma determinação do controlador Casino, mas um acerto entre o próprio executivo e Pestana. Tambasco já estaria planejando o seu afastamento há alguns meses.
Ao mesmo tempo, o GPA já estaria analisando a hipótese de trazer um outro nome para a função, após alterações no alto escalão e a contratação de alguns executivos no mercado. Francisco Valim, ex-Oi, é presidente da Via Varejo, empresa do grupo, desde agosto. Líbano Barroso, ex-TAM, também assumiu cargo no GPA este mês.
Desde março a companhia já dispensou pelo menos 20 executivos da direção e da gerência, num movimento para reduzir hierarquias e tornar mais ágil a tomada de decisão.
Veículo: Valor Econômico