O crescimento orgânico do grupo Casino nos mercados internacionais subiu 11,9% em 2013, com destaque para o Brasil, por conta do Grupo Pão de Açúcar (GPA). O resultado reduziu o impacto negativo nas contas da empresa, já que o lucro líquido recuou 19,9% em 2013, para 853 milhões de euros, de 1,07 bilhão de euros no ano anterior. O lucro comercial internacional aumentou 32,6% e foi beneficiado pelo bom desempenho operacional das subsidiárias. No País, o crescimento dos negócios foi positivo nos setores - alimentos, eletrônicos e comércio eletrônico (e-commerce).
A respeito do bom desempenho nos mercados internacionais que seguraram redução ainda maior no lucro do Casino, em 2013 o GPA havia registrado crescimento das vendas nas mesmas lojas (10,4% em 2013), excluindo os efeitos do calendário para o GPA Alimentar. O aumento das vendas foi impulsionado pelas lojas Assaí e Minimercado Extra, que continuaram a se expandir a um ritmo sustentável. No ano passado, foram abertos 59 estabelecimentos do Minimercado Extra e 14 do Assai. As vendas nas mesmas lojas da Via Varejo avançaram 10,1% e a rentabilidade operacional melhorou. As vendas do GPA também foram beneficiadas pelas atividades de e-commerce da Nova.com, sustentado pela evolução da estratégia de preços, dos serviços de construção e do desenvolvimento do mercado. As vendas da Nova.com cresceram 30% em 2013.
Excelentes condições
Para Jean-Charles Naouri, executivo-chefe do Casino, com a aquisição efetiva do GPA e do Monoprix, na França, a empresa continua a sua mudança estratégica em excelentes condições e reforçou a sua estrutura financeira. "Estamos confiantes nas perspectivas de crescimento."
Veículo: DCI