A padaria que virou uma das maiores redes supermercadistas do País. Essa é também a história da bandeira Super Maia, com atuação em Brasília (DF). Fundada pela família Maia na década de 1970, hoje a empresa é líder local no setor e vigora entre as 50 maiores redes no Brasil. Ocupa a 42ª posição, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Para comprovar a sua liderança e enfatizar o pioneirismo, a bandeira afirma ter sido a primeira operação a oferecer ao consumidor atendimento 24 horas em Brasília. Também garante ter sido a primeira a informatizar toda a operação. Agora, a rede aposta no conceito de sustentabilidade ao reformar a loja da cidade satélite de Sobradinho (em operação desde 2006). "Reinauguramos a operação há pouco mais de um mês e tivemos uma boa receptividade do consumidor", explicou a proprietária e membro do conselho de sustentabilidade da bandeira, Nayra Maia.
A executiva argumentou que o Super Maia já promovia iniciativas socioambientais antes da reformulação. "Tínhamos medidas pontuais, como coleta de óleo de cozinha, por exemplo." Entre as mudanças na operação de Sobradinho, o prédio teve reduzido o uso de ar-condicionado ao ganhar um telhado térmico, no qual uma camada de isolamento permite diminuir o calor na área interna da loja. Além disso, a iluminação natural durante o dia proporciona maior captação de luz e, consequentemente, ganhos na economia de energia. "Não sei precisar ao certo quanto foi o custo da reforma, mas é um investimento alto e terá retorno no médio prazo, com a economia de água e luz", como analisou Nayra.
Na loja, todas as lâmpadas foram substituídas pelas Light Emitting Diode (LED), recicláveis e que garantem não emitir raios ultravioleta, além de possuir durabilidade 25 vezes maior que as lâmpadas comuns. "Com a durabilidade maior economizamos nos gastos com a substituição das lâmpadas queimadas e na compra de novas", explicou Nayra.
A empresa também investiu em equipamentos "ecológicos", que utilizam gás carbônico (CO²) para congelar alimentos. São refrigeradores que não emitem gases nocivos à camada de ozônio, como o clorofluorcarboneto (CFC) - o conhecido "gás de geladeira", como meio de retirar o calor que o equipamento produz.
Players como o Grupo Pão de Açúcar e o Walmart são adeptos destes modelos de lojas sustentáveis e a inserção de uma rede de médio porte prova que para fazer a diferença ao consumidor é necessário investir em medidas como a do Super Maia. Nayra afirmou que a rede está com planejamento de novas unidades com o conceito sustentável. "Temos um projeto de ampliar o número de lojas, mas ainda estamos em processo de avaliação", argumentou, ao que completou: "Estamos fechando ainda o nosso planejamento de 2014. Se tiver novas lojas, eu acredito que elas seguirão o conceito da operação de Sobradinho."
Futuro
As perspectivas, em médio prazo, são positivas para a bandeira. Com faturamento de R$ 430 milhões em 2013 e perspectiva de crescer acima do mercado (que estima 3% este ano), a rede pretende investir nos próximos meses na reforma de suas lojas - hoje 15 no DF e uma em Goiânia. "Ao invés de abrir novas lojas ano passado nós priorizamos a reforma das que já estão em operação", afirmou Nayra Maia.
Para que os planos de crescimento deem certo, o Super Maia aposta em algumas estratégias: "melhor preço que o da concorrência", cartão próprio [private label] e em sua sessão de padaria, pois a rede tem fama de "vender o melhor pão de Brasília".
"Começamos no varejo com uma padaria, em 1970. Meu avô e o meu pai tocavam o negócio e, quando era necessário, eles iam para o forno fazer os pães". Com o passar dos anos e a necessidade de explorar novos negócios, os Maias resolveram então abrir um supermercado. "Em 1992 abrimos o primeiro supermercado em Cruzeiro [DF]. De lá para cá, a padaria tornou-se como um algo a mais em nossas lojas."
Além do faturamento acima de R$ 400 milhões, os números do Super Maia chamam a atenção. São quase 3 mil funcionários diretos, mais de 21 mil metros quadrados de área de venda - isso sem contar as operações anexas aos supermercados, como farmácias, lojas de cosméticos, casas lotéricas e outros. "Temos como política de administração tratar os clientes e funcionários como membros da família. Com isso, conseguimos nos manter nesse segmento em que a ilegalidade de concorrentes nos afeta diretamente", disse Nayra.
Outro ponto de destaque da bandeira é o de comercializar produtos exclusivos, adquiridos com a ajuda da Rede Brasil - uma central de compra que abastece a mais de 20 bandeiras. "Temos produtos exclusivos. Os que mais se destacam hoje são San Frediano (massas); Coosur (azeite) e Doña Dominga (vinhos)."
Veículo: DCI