Satisfeito com o Brasil, supermercadista vê recuperação de receita na França

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Jean-Charles Naouri, presidente do Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), começou o ano com o pé direito. Desta vez, não são apenas as filiais internacionais, sobretudo a brasileira, que apresentam números que entusiasmam. Na França, as vendas começam finalmente a dar sinais de recuperação. Até mesmo os hipermercados, os mais afetados pela crise no país, voltaram a registrar avanço nas vendas de alimentos no último trimestre de 2013, que se mantém neste início de ano.

Naouri prevê em 2014 "o retorno do crescimento do faturamento na França" pelo critério "mesmas lojas" (que compara o desempenho de unidades abertas há pelo menos um ano), e também a continuidade do "forte crescimento" das vendas internacionais. A declaração, feita ontem, em Paris, durante a apresentação dos resultados financeiros de 2013, causou euforia na abertura da bolsa parisiense, principalmente devido aos comentários positivos sobre as atividades na França. As ações do grupo, que vinham recuando no ano, fecharam em alta de 3,20%.

Na França, as vendas cresceram 5,7% em 2013. Mas de acordo com o critério "mesmas lojas" houve queda de 2,9%. Quase todas as redes francesas controladas pelo grupo tiveram recuo nesse indicador, que não considera os pontos inaugurados no ano. Os hipermercados Géant tiveram retração de 6,3%. Nos supermercados Casino, a queda foi de 4,4%. As exceções ficaram por conta do Monoprix, de supermercados sofisticados de bairro, que teve aumento de 1,4% no faturamento e, em especial, da filial Cdiscount, de vendas on-line de produtos não alimentares, com crescimento de 16,1%.

Além de quase 900 novas lojas na França em 2013 (a maioria pequenos supermercados de bairro, em franquias), o Casino consolidou em suas contas do ano passado 100% da filial Monoprix, após a compra de metade do capital que pertencia à Galeries Lafayette.

A atividade na França começa a colher os frutos da política de redução dos preços iniciada há mais de um ano em razão do consumo moroso no país. Todas as bandeiras começaram a registrar, no segundo semestre de 2013, aumento no número de visitantes e no volume vendido. Nos hipermercados, o faturamento já cresceu 2,2% entre meados de janeiro e deste mês.

As vendas globais do Casino cresceram 15,9% em 2013, atingindo € 48,6 bilhões. O lucro operacional, de € 2,4 bilhões, aumentou 18,1%. O desempenho foi puxado pelas atividades internacionais, principalmente pela filial brasileira, que teve crescimento das vendas em todos os setores (alimentos, eletrônicos e comércio on-line) no ano passado. O lucro líquido do GPA aumentou quase 21%, atingindo R$ 1,4 bilhão.

O Brasil já representa quase 40% do faturamento global do Casino, de € 48,6 bilhões. Não é à toa que Naouri mostrou com orgulho um gráfico sobre a evolução do faturamento do GPA desde 1999, no ano seguinte à entrada do capital francês na varejista brasileira. Desde então, as vendas e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foram multiplicados por dez.

O perfil do grupo Casino "foi profundamente transformado", afirma Naouri. "Em cinco anos, quase dobramos de tamanho".

"Fizemos muito bem em investir em 1998, em plena época de crise nos países emergentes, sobretudo no Brasil", disse ele, sugerindo ter feito um bom negócio na época em termos de valores. "O GPA é hoje um ativo extraordinário."

Neste ano, a "prioridade estratégica" do Casino tanto na França quanto no exterior tem quatro pilares: acelerar a expansão das redes de descontos (como a bandeira de "atacarejo" Assaí) e de lojas de conveniência sob todos os formatos (como Minimercado Extra), além do segmento "premium", como as lojas Pão de Açúcar (ou Monoprix e Naturalia, de produtos orgânicos, na França), "que correspondem à evolução dos modos de consumo", e também dar continuidade ao "forte crescimento" do comércio on-line de produtos não alimentares (Nova Pontocom e, na França, a Cdiscount).

No Brasil, os planos incluem continuar o desenvolvimento do setor imobiliário comercial, com a ampliação de áreas que podem ser alugadas por lojistas ao redor de hipermercados.

O Casino prevê investir R$ 2 bilhões neste ano no Brasil, montante equivalente ao de 2013. "É uma quantia bem elevada, que corresponde ao nosso desejo de expansão muita rápida no país", diz Naouri. Segundo ele, não há aquisições em vista no Brasil. "Não há algo avançado nesse campo no momento", disse ao Valor, acrescentando que como qualquer empresa, o Casino está sempre atento às oportunidades do mercado.

Naouri diz continuar "muito otimista" em relação ao Brasil. Ele afirma que o quarto trimestre de 2013 foi "excelente" para o GPA (aumento de 10% nas vendas). "Os indicadores hoje são comparáveis aos do quarto trimestre e não há sinais, em nossas lojas, de desaceleração do consumo", diz. "O Brasil permitirá um desenvolvimento muito forte de nossas atividades."



Veículo: Valor Econômico


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