Gigantes afastam pessimismo e apostam em alta no varejo

Leia em 2min 50s

Enquanto o mercado aponta uma desaceleração do consumo no Brasil, com possibilidade de queda nas vendas reais do varejo este ano, as maiores empresas do setor seguem otimistas com o mercado. A perspectiva é que nem a Copa do Mundo, nem as eleições abalem o faturamento de redes como Grupo Pão de Açúcar, Pet Center Marginal e Telhanorte, que apostam no crédito para fomentar as vendas este ano.

A perspectiva positiva do mercado foi defendida pela recém-criada Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que disseram ao DCI esperar leve crescimento para o setor que deve fechar o ano estável diante do clima de incertezas.

Entre os fatores que estão influenciando o mercado, o presidente e conselheiro da SBCV, Eduardo Terra destaca as especulações negativas, como a redução de empregos, que interferem nos resultados. "A economia está muito melhor do que vem sendo divulgado, o que tem impactado de forma negativa o setor".

Para terra, maiores incentivos políticos deveriam acontecer no setor, já que o comércio varejista é um dos que mais empregam no País. "Se você pegar o Grupo Pão de Açúcar, a companhia gerou mais empregos nos últimos anos do que a cadeia automobilística. Em âmbito nacional, já temos alguns projetos interessantes como, o Minha Casa Melhor que impulsionou as vendas de eletrônicos nas lojas, mas o governo poderia contribuir muito mais", diz.

Mesmo com a maior oferta de crédito no mercado, o especialista e membro do conselho consultivo da SBCV, Alberto Serrentino, acredita que o aumento da inflação nos últimos meses tem gerado uma insegurança no mercado de alimentos. "O brasileiro destina de 20% a 30% do seu orçamento para as compras de supermercado. Porém se a inflação voltar a subir e os alimentos tiverem os preços reajustados, a situação começa a ficar preocupante", diz.

De acordo com Serrentino, o varejo brasileiro encontra-se estável. "Antigamente registrávamos um incremento de 8% a 10% no setor, mas isso há dez anos quando a oferta de crédito estava em alta", detalhou.

Em relação ao aumento das taxas de vacância nos shopping centers, que tem levado diversas construtoras a atrasarem a abertura de novos empreendimentos, Serrentino afirmou que o fenômeno está ligado à saturação do mercado, vista nas grandes capitais. "Eu não conheço nenhum outro lugar no mundo que tenha tantos shoppings com São Paulo. Isso porque existe uma demanda muito alta pelo segmento nessas regiões. Prova disso é o valor de apenas 2% na taxa de vacância".

Para ele, o problema é estritamente regional. "Nas cidades do interior foram feitas várias inaugurações, todas no mesmo momento. Porém não podemos esquecer que esse tipo de negócio demanda tempo para amadurecer e se estabelecer", disse.

Setor

Criada para alavancar a competitividade do varejo brasileiro na produção de pesquisas e estatísticas sobre o mercado, SBVC irá atuar de forma complementar as demais entidades que já existem no setor, como informou Terra. "Vamos lançar mensalmente um estudo sobre o varejo em diversos países do mundo, justamente para incentivar a categoria. Hoje nós temos apenas quatro grandes redes com mais de mil lojas no País, contra 32 grandes empresas nos Estados Unidos, o que comprova o potencial de expansão nesse mercado".

Desenvolvida sob os pilares da política, relacionamento, conteúdo e ações sociais, a entidade nasce com 22 instituições parceiras, entre elas Grupo Pão de Açúcar (GPA), TelhaNorte, Pet Center Marginal, Artefacto Beach & Country e Cybelar.



Veículo: DCI


Veja também

GPA abrirá lojas Minuto Pão de Açúcar

A nova rede de varejo do Grupo Pão de Açúcar, de supermercados de vizinhança, se chamar&aacu...

Veja mais
Grupo Muffato anuncia a construção de um novo hipermercado em Ponta Grossa

Investimentos na nova loja serão de R$ 40 milhões   O Grupo Muffato vai construir seu terceiro empr...

Veja mais
Varejo: Associação pretende discutir contratações

O varejo terá uma nova associação: a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), criada ap&oac...

Veja mais
Pão de Açúcar e Vivo analisam ações para a logística reversa

Criado em parceria com a empresa AES Eletropaulo, o projeto Recicla Mais do Grupo Pão de Açúcar (GP...

Veja mais
Carrefour implanta NFC-e com Inventti

O Carrefour começou em março a sua operação de Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (N...

Veja mais
Brasil afeta margem do grupo Cencosud

O grupo Cencosud, quarto maior varejista de supermercados do país, reduz o quadro de funcionários na maior...

Veja mais
Empresário ararunense fecha parceria com a Rede Paraíba de Supermercados

O Comercial Macêdo da cidade de Araruna, localizada no Curimataú paraibano fechou uma excelente parceria co...

Veja mais
Super Nosso prevê faturar R$ 7 milhões pela web

Com menos de um ano de vida, o e-commerce da rede de supermercados Super Nosso é um exemplo de case de sucesso em...

Veja mais
Carrefour de São Paulo inicia Campanha do Agasalho 2014

O Carrefour e o Exército da Salvação iniciam parceria com a arrecadação de roupas par...

Veja mais