A nova rede de varejo do Grupo Pão de Açúcar, de supermercados de vizinhança, se chamará "Minuto Pão de Açúcar" e a primeira unidade deve ser aberta no bairro dos Jardins, em São Paulo, na segunda quinzena de junho, apurou o Valor. A empresa informou para analistas em teleconferência de resultados, em abril, o plano de criação de uma nova marca de varejo no segmento de pequenos mercados, mas não deu detalhes sobre o projeto.
Esse novo formato de minilojas normalmente registram metragens não superiores a 500 metros quadrados, enquanto os supermercados tradicionais têm cerca de dois mil metros quadrados.
O plano inicial envolveriam a abertura de pelo menos dez unidades da nova rede ainda neste ano e as inaugurações no primeiro ano de atuação podem incluir a conversão de alguns pontos do Minimercado Extra, que podem ser transformados em Minuto Pão de Açúcar, apurou o Valor.
Isso porque são unidades do minimercado que já atenderiam um público consumidor com perfil mais próximo ao do Minuto Pão de Açúcar, voltado para classes de maior renda.
O Minimercado Extra continuará a operar, com manutenção dos planos de crescimento, em paralelo com a nova bandeira. O Minimercado Extra apura crescimento acelerado, com vendas líquidas de quase R$ 450 milhões em 2013, 89% de expansão em relação a 2012. Em cerca de dois anos e meio, foram abertos 168 pontos do minimercado no país (17% do total de unidades do GPA Alimentar), segundo balanço do primeiro trimestre. Foi o maior ritmo de expansão para uma marca na história recente do GPA.
Uma questão que pode ser levada em conta nesse projeto é que os tradicionais supermercados Pão de Açúcar têm que ser instalados em áreas populosas e nobres, com imóveis alugados com preços elevados. Ao criar um minimercado Pão de Açúcar, é possível manter a bandeira e desembolsar menos recursos, encurtando o prazo de retorno do investimento.
Mercados de vizinhança exigem investimentos inferiores a R$ 1 milhão por loja, e um supermercado não custa menos de R$ 10 milhões atualmente. Facilidade maior em encontrar esses pequenos pontos em grandes cidades também acabam gerando um interesse crescente do varejo nesse segmento.
Na outra ponta, porém, é um formato de variedade de produtos limitada, em que o sortimento tem que ser escolhido a dedo - com menos gôndolas disponíveis, não dá para errar no mix à venda.
Também não dá para ter nível de serviço ou atendimento abaixo do esperado, especialmente numa loja do Pão de Açúcar, em que se espera algum diferencial. Especialistas ainda acreditam que os preços cobrados numa miniloja do Pão de Açúcar deverão ficar no mesmo nível dos supermercados da bandeira.
O Minuto Pão de Açúcar é um projeto dentro de um planejamento, criado anos atrás e com apoio do atual controlador Casino, de explorar multiformatos no grupo. A companhia busca novos formatos para estar mais perto do consumidor, não apenas com modelos de hipermercados e supermercados.
No momento há ideias em prática de concorrentes do GPA, mas há pouca coisa saindo do papel. O Walmart tem o modelo "Walmart Express" que tem sido testado nos Estados Unidos recentemente, mas ainda não chegou ao Brasil. O Carrefour tem cerca de 5 mil lojas de conveniência na Europa.
Veículo: Valor Econômico