O Carrefour retoma os planos de expansão no Brasil em 2014, depois de quatro anos sem que uma única loja da bandeira principal da rede fosse aberta. "Vamos relançar a expansão na rede Carrefour, sendo que a ultima loja inaugurada foi em 2010", disse o CEO do Grupo Carrefour no Brasil, Charles Desmartis, acrescentando que neste momento de pausa a expansão havia ficado por conta da bandeira Atacadão.
"Os últimos quatro anos foram usados para arrumação e ela continua", acrescentou o executivo, em conversa com jornalistas durante evento em São Paulo. Mais cedo, ele havia informado que a companhia esperava a abertura de três a oito lojas Carrefour nós próximos doze meses e de oito a 10 lojas Atacadão.
Entre as novas lojas Carrefour, Desmartis inclui a inauguração de um novo formato, mas ele não deu detalhes. Questionado sobre a possibilidade de abertura de unidades no formato "loja de vizinhança", ele não confirmou, mas comentou que especialistas no modelo que atuam no Grupo em outros países têm visitado o Brasil.
Além disso, Desmartis disse que um dos projetos sendo tocado é de uma unidade em um Estado onde a companhia ainda não atua. Ele considerou que esse é um movimento relevante, uma vez que lojas em regiões novas exigem maior esforço logístico para abastecimento. "Se ficarmos com a estratégia de abrir apenas lojas onde já estamos, nunca vamos sair para outros locais", comentou, dizendo que é preciso pensar em inaugurações no Nordeste quando surgir uma oportunidade, ainda que haja riscos.
Nos quatro anos de "arrumação", o executivo avaliou que muita coisa melhorou. Ele citou o aproveitamento de experiências da companhia no exterior em áreas como frente de caixa e tecnologia da informação.
Desmartis comentou ainda o projeto imobiliário da rede. A companhia tem hoje planos de aproveitamento dos terrenos de lojas existentes para projetos como a construção de minishoppings. O executivo não quis dar prazos para a inauguração, mas disse que o terreno da companhia na Marginal do Pinheiros, em São Paulo, aguarda apenas autorização da Prefeitura para que se inicie um projeto em parceria com a Odebrecht.
Veículo: A Tarde - BA