Supermercado engorda faturamento com jogos

Leia em 3min 20s

A expectativa do setor supermercadista da Capital é faturar até 10% a mais, neste mês, frente a junho do ano passado

Churrasco, salgadinhos, pizza, pipoca, sucos, refrigerantes e cerveja, muita cerveja. Para assistir aos jogos da Copa do Mundo, a torcida não abre mão dessa seleção de produtos, que estão com as vendas disparadas nesse mês de junho, resultando numa goleada para o faturamento dos supermercados. A expectativa do setor é faturar até 10% a mais no mês ante junho de 2013.

De acordo com o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu) e diretor dos Mercadinhos São Luiz, Severino Neto, os jogos da seleção brasileira no mundial provocam uma enchente de pessoas nos supermercados principalmente a partir da véspera das partidas.

"É uma correria que acaba lotando as lojas até minutos antes do jogo. Só para quando fechamos para nossos funcionários assistirem também a competição. Se houver continuidade do Brasil até o fim do mundial, devemos faturar de 5% a 10% a mais em junho desse ano na comparação com o mesmo período de 2013. Estou falando de crescimento real, descontando a inflação", projeta.

Campeões de venda

Segundo Severino Neto, os produtos campeões de vendas do setor durante os jogos são carnes para churrasco, azeite, pratos práticos como lasanha e pizza, além de petiscos como salgadinhos e pipocas, refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas, com ênfase nas cervejas. Nos Mercadinhos São Luiz, além desses itens, os clientes encontrarão também produtos importados dos países que participarão do Mundial 2014. Os produtos importados de 15 países (França, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Grécia, Japão, Argentina, Espanha, Itália, Suíça, México, Chile, Holanda, Austrália, Inglaterra) são identificados com bandeirinhas de seus países de origem com a frase "Eu tô na Copa". Queijos, molhos, vinhos, champanhes e chocolates, manteigas, azeites e cervejas estão entre o rol de importados disponíveis.

"Nesse período do Mundial, aumenta a procura por produtos para os clientes receberem os amigos em casa. Sendo assim, a expectativa é de um aumento de 20% nas vendas desses produtos", afirma a diretora comercial dos Mercadinho São Luiz, Joana Ramalho. Para o presidente da Super Rede e proprietário da Frangolândia, José Ximenes, a movimentação da véspera do primeiro jogo superou todas as expectativas das lojas da rede supermercadista. "Na quarta-feira (11 de junho) foi muito bom. Tivemos um volume de vendas sensacional, principalmente de batatas, salgados, castanhas, pipocas de micro-ondas, além é claro da campeã de vendas: a cerveja. Com certeza faturamos uns 30% a mais do que numa quarta-feira normal".

Na manhã de ontem (12 de junho), Ximenes também estava otimista com as vendas antes da estréia do Brasil no mundial. "Hoje também está muito bom, mas não arrisco uma projeção porque vamos parar para ver o jogo. E pode ser que depois não haja o mesmo movimento. Mas se compararmos só a manhã dessa quinta-feira com as de outras semanas vamos verificar em torno de 40% de alta", pondera.

Destaque para cervejas


O proprietário da Super Rede espera um incremento de até 20% nas vendas de junho dos supermercados associados à rede. "Considerando apenas as vendas de cerveja, devemos ter 50% de crescimento", estima Ximenes, que garante: "Estamos preparados para atender o aumento da demanda e com preços competitivos. Essa semana já vendemos latinha de cerveja por R$ 0,99 a unidade e hoje temos outra marca do mesmo produto a R$ 1,14", informa.

Grupo Pão de Açúcar

Ofertas de cervejas e refrigerantes também são o foco das redes Extra e Pão de Açúcar durante o período da Copa. O Grupo espera um crescimento de 40% nas vendas de cerveja, em comparação a junho do ano passado. O comércio de refrigerantes deve registrar um aumento de 20%, considerando ainda as estratégias de promoção.

Funcionamento do setor

Durante os dias de jogos da seleção brasileira, os supermercados fecharão as portas 15 minutos antes das partidas e reabrirão 15 minutos depois.

Nas outras partidas do Mundial, envolvendo outros países, todas as lojas do setor funcionarão normalmente.



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Grupo Casino coloca marcas brasileiras em lojas no exterior

Cerca de 30 fornecedores de pequeno e médio porte, sendo que todos eles fazem parte da equipe de abastecimento da...

Veja mais
Onda de abertura de capital nos EUA favorece Casino

As maiores companhias mundiais do comércio eletrônico escolheram nas últimas semanas os Estados Unid...

Veja mais
Confiança Supermercados lança campanha

Além de vários prêmios serão sorteadas nove TVs A rede Confiança Supermercados ...

Veja mais
Câmara Árabe promove Brazilian Week em rede de supermercados do Kuwait

Evento – realizado na rede Sultan Center até o próximo dia 16 – dará destaque a produto...

Veja mais
Carrefour Brasil retoma planos de expansão, diz CEO

O Carrefour retoma os planos de expansão no Brasil em 2014, depois de quatro anos sem que uma única loja d...

Veja mais
GPA e Via Varejo integram e-commerce à Cdiscount

O grupo Pão de Açúcar e a Via Varejo informaram que seus conselhos de administração a...

Veja mais
Lojas e supermercados preparam esquema para jogos do Brasil

O clima de Copa do Mundo começa a movimentar vários segmentos do comércio de Porto Velho principalm...

Veja mais
Supermercadista pede abertura de capital de empresa de comércio eletrônico nos EUA

O grupo francês Casino, dono no Brasil do Pão de Açúcar, aprovou a criação da e...

Veja mais
Pão de Açúcar tem novo vice-presidente de Infraestrutura

Peter Estermann assume a função a partir de 27 de junho em substituição a Libano BarrosoS&at...

Veja mais