Grupo Casino coloca marcas brasileiras em lojas no exterior

Leia em 3min 10s

Cerca de 30 fornecedores de pequeno e médio porte, sendo que todos eles fazem parte da equipe de abastecimento das lojas do Grupo Pão de Açúcar (GPA), agora são empresas com atuação internacional.

Com a ajuda daquela que é a maior rede supermercadista do País - seguida pelos grupos estrangeiros Carrefour e Walmart -, esses empresários de portes menores tiveram de reformular a composição de alguns produtos, além de criar rótulos diferenciados e no idioma inglês e tailandês para terem suas operações vendidas em outros países. Desta maneira, agora os empresários têm seu portfólio, ou parte dele, comercializado nas gondôlas da bandeira Casino, em cidades da França, além das gôndolas das operações das redes Big C e Big C Extra, em regiões da Tailândia.

Segundo o gerente de comércio exterior da rede, Olivier Virthe, desde junho de 2013, o projeto "Casino do Brasil" passou a vigorar e artigos - alimentos e não-alimentos - produzidos por pequenas e médias indústrias nacionais têm sido vendidos lá fora. "Selecionamos alguns de nossos produtores para ofertar ao Casino. A receptividade lá fora foi excelente", disse. Virthe explicou que, para que o projeto desse certo, em primeiro momento o GPA e o Casino colocaram os produtos, para degustação. "Com isso identificamos a demanda e escolhemos os locais em que esses produtos seriam expostos."

As lojas do Casino na França e nas das bandeiras Big C e Big C Extra, na Tailândia contam com uma gôndola exclusiva para produtos brasileiros. "A partir disso, conseguiremos, identificar quais produtos foram os mais vendidos e colocá-los à venda nas gôndolas de sua respectiva categoria."

Alguns itens tiveram de ser adaptados ao gosto dos consumidores estrangeiros. "Na França o consumo de açúcar é menor que no Brasil, com isso, os fornecedores tiveram que reduzir a quantidade de açúcar ao fabricar os produtos", argumentou Virthe.

Essa iniciativa começou em janeiro deste ano, quando 64 diferentes itens típicos do Brasil passaram a ser comercializados em 286 lojas do Grupo Casino. "Fizemos os testes necessários para que nesse período de Copa do Mundo, o projeto estivesse mais estruturado", disse o gerente de comércio exterior.

Os itens de marca própria do GPA - Taeq e Qualitá - também estão sendo comercializados lá fora, e segundo Virthe, um dos cuidados que a rede tomou ao levar essas e os mais de 100 itens ao consumidor europeu e tailandês, foi ofertar produtos premiuns.

"Temos excelentes produtos de café premium aqui no Brasil e foi justamente esse fornecedor que ajudamos a entrar no mercado europeu", disse. O mesmo aconteceu em todas as categorias (alimento, têxtil e bazar) que agora fazem parte das gôndolas do Casino.

Todo o processo de exportação, custos e distribuição dos produtos fica por conta do GPA que contou com o auxílio técnico da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Essas indústrias precisam apenas garantir a produção e a qualidade exigida pela rede.

Franquias

O intercâmbio de marcas nacionais não tem ocorrido apenas entre empresas com atuação na indústria e no varejo. Outro setor que tem comemorado crescimento dos negócios em terras estrangeiras é o de franquias, que contabiliza atualmente 121 marcas de empresas com operações no exterior. A demanda na procura de clientes de outras culturas interessados em itens nacionais, sejam alimentícios, acessórios, calçados ou roupas, tem dado certo. A perspectiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Apex é que esse número chegue a 140 ainda este ano.

Conforme o diretor internacional da ABF André Friedheim, o segmento que pode ter dificuldade em relação à sua operação no exterior pode ser o alimentício. "Eles escolhem parceiros e fornecedores locais. Pouca coisa tem que ser exportada", explicou ele.

Ainda segundo Friedheim, antes de abrir uma unidade, a empresa deve pesquisar o mercado, contratar consultoria e advogados especializados e entender o regime tributário, pois são bem distintos uns dos outros.



Veículo: DCI


Veja também

Supermercado engorda faturamento com jogos

A expectativa do setor supermercadista da Capital é faturar até 10% a mais, neste mês, frente a junh...

Veja mais
Onda de abertura de capital nos EUA favorece Casino

As maiores companhias mundiais do comércio eletrônico escolheram nas últimas semanas os Estados Unid...

Veja mais
Confiança Supermercados lança campanha

Além de vários prêmios serão sorteadas nove TVs A rede Confiança Supermercados ...

Veja mais
Câmara Árabe promove Brazilian Week em rede de supermercados do Kuwait

Evento – realizado na rede Sultan Center até o próximo dia 16 – dará destaque a produto...

Veja mais
Carrefour Brasil retoma planos de expansão, diz CEO

O Carrefour retoma os planos de expansão no Brasil em 2014, depois de quatro anos sem que uma única loja d...

Veja mais
GPA e Via Varejo integram e-commerce à Cdiscount

O grupo Pão de Açúcar e a Via Varejo informaram que seus conselhos de administração a...

Veja mais
Lojas e supermercados preparam esquema para jogos do Brasil

O clima de Copa do Mundo começa a movimentar vários segmentos do comércio de Porto Velho principalm...

Veja mais
Supermercadista pede abertura de capital de empresa de comércio eletrônico nos EUA

O grupo francês Casino, dono no Brasil do Pão de Açúcar, aprovou a criação da e...

Veja mais
Pão de Açúcar tem novo vice-presidente de Infraestrutura

Peter Estermann assume a função a partir de 27 de junho em substituição a Libano BarrosoS&at...

Veja mais