Via Varejo cresce no Rio Grande do Sul

Leia em 1min 30s

A Via Varejo, dona da Ponto Frio, mira a região Sul para ampliar a participação em um mercado que, no passado, foi arredio a outra de suas marcas, as Casas Bahia



A varejista, maior rede de eletroeletrônicos do país, abriu em 2013 duas lojas na região Sul e 14 no Nordeste. No acumulado do ano até 4 de junho, foram quatro unidades abertas no Nordeste e quatro no Sul. No total, são 986 pontos de venda no país.

A expansão para a região Sul vai na contramão de concorrentes que centram foco no Nordeste. A meta é avançar a participação da rede em um mercado com clientes fiéis a varejistas regionais.

A Via Varejo tem 27% de participação nacional no mercado em que atua. Mas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste esse percentual é menor: está abaixo da média nacional. A rede não divulga os dados detalhados.

"O Sul é uma praça muito concorrida", diz o diretor da Via Varejo, Jorge Herzog, ao se referir a varejistas como as Lojas Colombo, que atua na região desde 1959 e hoje tem 262 lojas (RS, SC e PR), e a Salfer, que abriu as portas em 1958 em Santa Catarina e hoje faz parte da Máquina de Vendas (fusão de Ricardo Eletro e Insinuante).

Segundo o executivo, a rede não "abandonou" o Nordeste. Até 2016, a meta é abrir 210 lojas no país, das quais 48 naquela região.

As Casas Bahia chegaram ao Rio Grande do Sul em 2004 e fecharam todas as lojas no Estado cinco anos depois. Além da resistência de consumidores locais à marca, a rede cometeu erros de estratégia. Abriu lojas enormes com muitos funcionários. No Rio Grande do Sul existem 25 unidades da Ponto Frio. (FP)




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Clientes fiéis ganham recompensa de supermercados

Estabelecimentos investem cada vez mais em cartões e promoções que dão descontos de at&eacut...

Veja mais
Pão de Açúcar: Grupo Diniz permanece com ações PN

Após a venda de ações nesta segunda-feira, 14, por mais de R$ 1 bilhão, a família Din...

Veja mais
Vendas do Casino recuam 1,3% no 2º trimestre de 2014

O varejista francês Groupe Casino informou nesta terça-feira que as vendas recuaram 1,3% no segundo trimest...

Veja mais
Atacadistas mineiros acreditam em crescimento de 5%

No país, previsão é de alta de 3,5% nas vendas neste ano Enquanto o setor atacadista nacional n&at...

Veja mais
Apas: preços nos supermercados paulistas caem 0,09%

Os preços nos supermercados de São Paulo caíram em junho ante o ano anterior, de acordo com a Assoc...

Veja mais
Giassi inaugura segunda loja em Joinville, no Bucarein

14ª loja da rede no estado abre nesta quinta, dia 17, com solenidade às 9h30 Com cinco décadas de ex...

Veja mais
Pão de Açúcar: Receita líquida atinge R$ 15,2 bilhões no trimestre

A área alimentar mostrou crescimento de 14,5% na comparação do faturamento líquido dos meses...

Veja mais
Setor de supermercados cresce no RN

O setor de supermercados e atacados vem experimentando uma expansão no Rio Grande do Norte nos últimos ano...

Veja mais
Walmart volta a liderar ranking da ‘Fortune’; Petrobras perde posições

SÃO PAULO  -  O grupo varejista Walmart, com vendas mundiais de US$ 476,3 bilhões em 2013, volta...

Veja mais