Estabelecimentos investem cada vez mais em cartões e promoções que dão descontos de até 50%
“Tenho cartão fidelidade e de crédito para me facilitar nas compras, já que posso parcelar. Eu também me sinto mais segura comprando com o cartão da própria loja e feliz com os descontos”, afirma a estudante.
Na rede Pão de Açúcar, por exemplo, os clientes cadastrados no site da rede ganham pontos que podem ser trocados por vale-compras, além de descontos que chegam a 50%. Cada R$ 1 gasto vale um ponto. O cartão é gratuito e não há taxa ou anuidade.
Também chamados de programas de recompensa, os cartões de fidelização oferecem descontos, que podem chegar a 50% em outros estabelecimentos. É o caso do supermercado Extra, que também oferece a troca de pontos por produtos e serviços em postos de combustíveis e drogarias.
Outra vantagem é o parcelamento da compra. Na rede Hortifruti, com o cartão do estabelecimento é possível financiar parte da fatura, dividir o valor da compra em duas vezes e pagar em 40 dias. Basta preencher o formulário, apresentando documento de identidade e comprovante de residência.
PROMOÇÃO PERSONALIZADA
Na rede Zona Sul, o cliente que possui o cartão que dá direito a benefícios exclusivos como, 5% de desconto no total de suas compras, brindes e possibilidade de pagamento com cheque. Também há ofertas exclusivas e personalizadas, conforme o hábito de compra analisado por meio do sistema ‘Zona Sul pra Você’.
No SuperPrix, os produtos em promoção têm uma etiqueta especial nas gôndolas, que podem chegar a 20% de desconto. Basta informar o CPF em qualquer unidade e fazer o cartão na hora.
“Com a fidelização, sabemos o histórico de compra do cliente, e assim oferecemos promoções com o perfil dele”, diz a gerente de marketing do SuperPrix, Cynthia Vale, usando o exemplo das cervejas especiais. “Com os dados, soubemos quem comprava mais o produto. Convidamos alguns clientes para uma degustação e eles acabam comprando mais”, diz.
Mercadinhos também investem
O que possibilita conhecer o perfil do cliente está no cartão preferencial, explica Fernando Gibotti, diretor de Inteligência da GS Group, empresa de software para o varejo.
“Nele, ficam registradas todas as compras, que são reconhecidas por um programa de computador e apontam as preferências do usuário”, explica.
Gibotti, que já instalou programas de fidelidade em minimercados de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada, afirma que a tendência é a expansão em todos os comércios: “Entender a personalidade do cliente é o caminho do varejo.”
Veículo: O Dia Online