O setor varejista de alimentos cresceu menos do que o esperado no primeiro semestre deste ano, afirmou o presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), João Cláudio Nunes, na terça-feira, 22, na abertura da Super Bahia - feira realizada pela Abase.
Segundo Nunes, os varejistas esperavam um aumento de 6,5% no faturamento nos primeiros seis meses de 2014, mas a alta não passou de 3,8%.
"Nós tivemos a Copa do Mundo, da qual muito se esperou, mas a venda não aconteceu a contento. Houve crescimento em algumas categorias, como de cerveja, bebidas, petiscos e churrasco, mas em outras categorias não veio crescimento", afirmou.
Apesar das expectativas frustradas, há otimismo nas projeções para os segundo semestre. Espera-se um crescimento de 8% até o final do ano.
"O segundo semestre é sempre melhor do que o primeiro. Pretendemos agora melhorar as lojas para poder recuperar as vendas. O setor de varejo cresce, mas cada estabelecimento deve fazer o dever de casa para obter crescimento", diz o presidente da Abase.
Para a qualificação do setor e aquisição de produtos e novidades para o segundo semestre, a Abase considera que a Super Bahia pode ser uma aliada dos empresários.
"O varejista se prepara agora para obter as vendas no final do ano. Aqui ele vai planejar as suas compras, sentar com os fornecedores para poder abastecer as gôndolas e melhorar seus negócios", diz João Cláudio Nunes.
Em sua quinta edição, a Feira Baiana de Supermercados, Atacados, Padarias, Restaurantes e Distribuidoras, tem previsão de movimentar mais de R$ 400 milhões em negócios entre fornecedores, distribuidores, restaurantes e prestadores de serviço.
Um dos temas debatidos na feira é o associativismo, estratégia para conseguir melhores condições com fornecedores.
Em visita à Super Bahia ontem a tarde, o governador Jaques Wagner citou uma dessas iniciativas.
"Temos experiências vitoriosas de supermercadistas que se juntaram para fazer compras compartilhadas e acabaram criando redes. Isso mostra a maturidade e visão. Hoje para competir em um mercado tão disputado, você precisa usar das melhores tecnologias e inovar na forma de organização", disse o governador.
Expositores
Mais de 120 expositores montaram estandes no Centro de Convenções de Salvador para receber cerca de 12 mil visitantes até amanhã. Dentre os expositores estão desde marcas multinacionais como Coca-Cola e marcas baianas como Natural Gurt.
Para dar mais visibilidade à marca de café Maratá, a empresa monta pelo terceiro ano consecutivo um estande na Super Bahia, segundo o expositor Fernando Hora. "No período da feira conseguimos fechar bons negócios. Em 2013 tivemos uma média de vendas bem acima das expectativas", disse.
Veículo: A Tarde - BA