Sétima loja da empresa em Sorocaba, da Casas Bahia, foi inaugurada ontem com investimento de R$ 1,8 milhão
Nova unidade, na zona norte, atraiu dezenas
A empresa Via Varejo, que administra as redes Casas Bahia e Ponto Frio, expande seus negócios em Sorocaba e região confiante no potencial de consumo, considerado acima da média nacional. Ontem, a 4ª loja da Casas Bahia no município foi inaugurada no Shopping Cidade Sorocaba, na zona norte. O investimento é de R$ 1,8 milhão e foram gerados 25 empregos. Outras lojas ficam no Centro (a maior, com 7 mil metros quadrados), no Shopping Iguatemi Esplanada e no Sorocaba Shopping. Em toda a cidade, o grupo emprega 300 pessoas.
O vice-presidente da Via Varejo, Jorge Herzog, esteve ontem na cidade para a inauguração da loja-conceito na zona norte, que tem 700 m2. Ele disse que outra loja da Casas Bahia será inaugurada em Boituva, ainda este mês. O Via Varejo tem atualmente 191 lojas (Casas Bahia e Ponto Frio) no interior de São Paulo. Segundo Herzog, o interior do Estado se destaca no plano de expansão do grupo e a região de Sorocaba, por sua vez, apresentam um volume de vendas superior à média nacional, na comparação por metro quadrado de loja. No Estado de São Paulo, a empresa tem 418 unidades.
A zona norte de Sorocaba é a que mais cresce em população e investimentos e a expectativa, com a nova loja, é de atender mais de perto os moradores da região e de ser uma das lojas de maior sucesso na cidade. "Percebemos que há grande aceitação da Casas Bahia em Sorocaba e por isso a necessidade de estar presente também na zona norte", disse Herzog. A unidade foi projetada dentro no formato conceito, em que o cliente pode conhecer produtos recém-lançados e buscar informações técnicas. Além das novas lojas em Sorocaba e Boituva, empresa não tem plano imediato de mais unidades na região. A avaliação sobre o mercado porém ocorre constantemente e sendo identificada a necessidade de cobertura da rede "há condições de montar uma nova loja no prazo de seis meses", observa Herzog.
Integração
Segundo o vice-presidente da Via Varejo, ainda este ano haverá a integração de algumas lojas do grupo com as vendas pela internet. "Com isso, será possível comprar pela internet e buscar o produto na loja", diz ele. "Trabalhamos hoje com vários meios de venda. O cliente pode ver o produto na loja, comprar pela internet ou com o vendedor". De acordo com Herzog, os preços das lojas e internet são geralmente os mesmos. O que ocorre é a que pode haver diferença de loja para loja, em determinados produtos, por causa da concorrência com outras redes ou promoções.
Entre os produtos que tiveram maior impulso de vendas este ano estão os smartphones, segundo Herzog. As TVs também tiveram crescimento de vendas em 2014. De acordo com o gerente da nova loja no Shopping Cidade Sorocaba, José Luiz de Oliveira, nesse tipo de produto as vendas foram 25% maiores. Um dos motivos foi a realização da Copa do Mundo no Brasil.
A Via Varejo apresentou um lucro líquido de R$ 187 milhões no balanço do segundo trimestre, um crescimento de 98% comparado ao mesmo período de 2013. A receita bruta de vendas totalizou R$ 6,3 bilhões no período, um crescimento de 7% em relação ao segundo trimestre do ano passado.
Notícia publicada na edição de 09/09/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 002 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Veículo: Jornal Cruzeiro do Sul