Lucro consolidado do Pão de Açúcar no 3º tri sobe 9,3%

Leia em 3min

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) reportou lucro líquido consolidado de R$ 390 milhões no terceiro trimestre de 2014. O resultado é 9,3% superior ao apurado pela companhia no mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano até setembro, o lucro do GPA chegou a R$ 1,087 bilhão, aumento de 53,3% na comparação anual. A companhia divulgou ainda um lucro líquido após participação de acionistas não controladores. Por este critério, o lucro do terceiro trimestre foi R$ 276 milhões, queda de 2,1% ante o mesmo trimestre de 2013. Em nove meses, este lucro chegou a R$ 784 milhões, crescimento de 39,9%.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado do GPA de julho a setembro foi R$ 1,168 bilhão, expansão de 12,7%. De janeiro a setembro, o Ebitda alcançou R$ 3,308 bilhões, crescimento de 31,9%.

O GPA já havia divulgado seu resultado de vendas para o terceiro trimestre. O grupo teve receita líquida de R$ 15,649 bilhões, aumento de 10,9% na comparação com o mesmo período de 2013.

Segmento alimentar

O GPA apurou em seu segmento alimentar um lucro líquido de R$ 185 milhões no terceiro trimestre de 2014, crescimento de 4,9% na comparação com igual período do ano anterior. Em nove meses, o lucro da divisão que inclui as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí chegou a R$ 539 milhões, aumento de 61,5%.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da operação de alimentos ficou em R$ 593 milhões entre julho e setembro, expansão de 8,5%. No acumulado do ano até setembro, o Ebitda deste negócio chegou a R$ 1,685 bilhão, elevação de 28%. A companhia divulgou ainda um Ebitda ajustado que elimina receitas e despesas extraordinárias, o qual chegou a R$ 608 milhões no terceiro trimestre, crescimento de 7,7%.

O GPA divulgou ainda que a margem bruta deste segmento cresceu no terceiro trimestre ante igual período do ano anterior. A margem ficou em 25,1% de julho a setembro, ganho de 0,4 ponto porcentual.

Em trimestres anteriores, o GPA vinha registrando perdas de margem bruta na comparação anual em alimentos por conta de uma estratégia de preços mais agressiva. A estratégia, porém, já vinha sendo adotada desde o segundo trimestre de 2013 e por isso se esperava uma pressão menor em razão de uma base de comparação mais favorável. Ainda assim, a companhia ressaltou a maior participação da bandeira Assaí nas vendas. O formato de atacado de autosserviço do Assaí tradicionalmente tem margens menores do que outros modelos de loja.

Estimativas


O lucro líquido de R$ 185 milhões apurado pelo GPA em seu negócio alimentar no terceiro trimestre de 2014 ficou em linha com expectativas do mercado. O Broadcast consultou seis instituições financeiras (Brasil Plural, BTG Pactual, Citi, Itaú, JPMorgan e Santander) e, na média, a expectativa era de um lucro líquido de R$ 188 milhões para este segmento, que inclui as bandeiras Extra, Pão de Açúcar e Assaí.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 608 milhões deste negócio também ficou de acordo com o esperado por analistas. A média das projeções apontava para Ebitda ajustado de R$ 595 milhões. O ajuste exclui receitas e despesas extraordinárias.

O GPA já havia divulgado números sobre a receita líquida. Na divisão de alimentos (excluindo o comércio eletrônico e a Via Varejo), ela chegou a R$ 8,253 bilhões de julho a setembro, crescimento de 6,2% ante os mesmos meses do ano anterior.

O Broadcast considera que o resultado está em linha com as projeções quando a variação para cima ou para baixo é de até 5%.



Veículo: A Tarde - BA


Veja também

ABRAS realiza jantar do Dia Nacional do Supermercado

       No próximo dia 12 de novembro a ABRAS reúne empresá...

Veja mais
Dia tem novo modelo de loja no Brasil

A rede de supermercados espanhola Dia decidiu trazer um novo formato de lojas ao país. Alguns pontos da bandeira ...

Veja mais
Supermercados esperam crescimento de 6,6%

Estimativa da Agas é de que o setor movimente em torno de R$ 6,5 bilhões com as festas de Natal e Ano Novo...

Veja mais
Rede Opa vai construir novo CD em Contagem e investir em duas unidades

Para continuar aumentando a média anual de crescimento, a central de negócios supermercadista Opa, com sed...

Veja mais
FecomercioSP: cresce intenção de consumo das famílias

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou em outubro alta pelo segundo m...

Veja mais
Brasileiro desconhece de onde vêm e como são produzidos seus alimentos

Pesquisa mostra que grande maioria dos itens à venda no país não traz informações sob...

Veja mais
Consumidor deve ficar atento às armadilhas dos supermercados na hora de comprar

Preços diferentes dos informados, validade vencida e redução do produto sem tirar no preço s...

Veja mais
Preço nos supermercados de São Paulo sobe

Os supermercados do Estado de São Paulo registraram alta nos preços em setembro na comparaçã...

Veja mais
Supermercados: Armadilhas nas gôndolas

Preços diferentes dos informados, validade vencida e redução do produto sem tirar no preço s...

Veja mais