Para continuar aumentando a média anual de crescimento, a central de negócios supermercadista Opa, com sede em Muriaé, na Zona da Mata, vai construir um novo centro de distribuição (CD) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A empresa também investe na construção de duas lojas e na expansão de mais duas. O valor total do aporte é de R$ 12 milhões.
Conforme o gestor, Warley Duarte, o novo CD vai favorecer a entrada da rede em Belo Horizonte e cidades do entorno, mercados considerados como os mais estratégicos neste momento. A área total do centro será de 7.500 metros quadrados e a capacidade de armazenamento é de até duas mil toneladas. A expectativa é que ele seja concluído no fim do primeiro semestre de 2015. A princípio, 50 postos de trabalho serão gerados.
O local, próximo à Ceasa, foi estrategicamente escolhido, uma vez que possibilitará a aquisição de produtos hortifrúti a um preço mais baixo e com qualidade superior. Além disso, o CD vai permitir à empresa estreitar o relacionamento com os seus fornecedores, já que grande parte deles mantém sede administrativa na capital mineira.
As duas novas lojas serão abertas em Juiz de Fora e Cataguases (Zona da Mata) e começam a funcionar em novembro e janeiro, respectivamente. Cada uma delas terá área de vendas de 1.200 metros quadrados. Ao longo deste exercício, a rede conquistou três novos associados em Divinópolis (Centro-Oeste), Ubá (Zona da Mata) e Abre Campo, também na Zona da Mata.
A loja de Abre Campo, que hoje ocupa área de 600 metros quadrados, vai dobrar de tamanho. Já o supermercado de Carangola (Zona da Mata) também vai ganhar mais 400 metros quadrados. As duas obras de expansão devem ser finalizadas até junho do próximo ano.
Desempenho - De acordo com Duarte, o desempenho em 2014 surpreendeu a empresa positivamente. Neste exercício, a rede Opa deve registrar crescimento de 14% e faturamento de R$ 325 milhões. O índice supera a alta de 12% obtida em 2013 no confronto com 2012. Para ele, os bons resultados estão relacionados à entrada dos novos associados e a mudanças aplicadas nas estratégias de marketing e comercial, que ajudaram a aumentar o fluxo de clientes trafegando pelos corredores das lojas.
A rede Opa surgiu em 2002, quando um grupo de empresários do setor supermercadista de Manhuaçu (Zona da Mata) se uniu com o objetivo de comprar em conjunto e, com isso, ampliar o seu poder de barganha. Hoje, 12 anos mais tarde, ela é a terceira maior central de negócios de Minas Gerais, conforme ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em março deste ano.
Veículo: Diário do Comércio - MG