Timóteo, Frutal, Lagoa da Prata e Ibirité são as cidades do interior que receberão unidades das Casas Bahia
A Via Varejo, responsável pela administração das varejistas Casas Bahia e Ponto Frio, inaugura até o fim deste ano mais quatro lojas em Minas Gerais, todas elas com a bandeira Casas Bahia. A primeira delas abre as portas hoje em Timóteo, no Vale do Aço, e contou com um investimento total de R$ 2,2 milhões. A unidade terá área de vendas de 660 metros quadrados e vai empregar 19 colaboradores diretamente.
Segundo o diretor regional de Operações Minas e Nordeste, Sérgio Grossi, Timóteo já teve uma unidade Casas Bahia antes da criação da Via Varejo. Porém, a companhia optou por encerrar as atividades naquela época, devido a motivos estratégicos. "Agora a operação está mais adequada ao porte da cidade, onde vislumbramos um alto potencial de rentabilidade", afirma o executivo.
Outras três unidades entram em funcionamento até o Natal, data comemorativa mais aguardada do ano pelo setor. As cidades escolhidas foram Frutal, no Triângulo, Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Lagoa da Prata, na região Centro-Oeste. O valor investido em cada uma delas ainda não foi revelado e, até o momento, as datas exatas de inauguração também não foram definidas.
Grossi acrescenta que a decisão de abrir unidades Casas Bahia tem relação com o perfil econômico da população de cada município. "A marca Ponto Frio conversa mais com as classes A e B, enquanto as Casas Bahia estão mais voltadas para as C e D, que predominam nos municípios que receberam ou ainda vão receber unidades neste ano", esclarece o diretor. Em 2014, a empresa inaugurou, entre janeiro e setembro, outros três pontos de venda no Estado. Os locais contemplados foram Lagoa Santa e Sabará (RMBH) e Nova Serrana, no Centro-Oeste. O aporte total foi de R$ 8 milhões.
Embora prefira não adiantar os planos da Via Varejo para o próximo exercício, o diretor garante que a expansão vai continuar avançando. "Estamos em fase de avaliação, mas Minas Gerais continua sendo um mercado muito interessante do ponto de vista da expansão", informa. A Via Varejo prevê a inauguração de cem lojas na região Sudeste entre 2014 e 2016. Até agora, 14 já foram abertas. No país, 210 operações começam a funcionar no triênio.
Centro de distribuição - Os investimentos da Via Varejo em Minas Gerais neste ano não se restringiram à abertura de lojas. Em abril a companhia inaugurou um centro de distribuição (CD) em Contagem (RMBH). Com área total de 87,5 mil metros quadrados, substitui os outros três CDs que a empresa mantinha no Estado anteriormente. "Com ele, tivemos um ganho de área de 40% e cumprimos a meta de entregar os produtos aos nossos clientes em no máximo 72 horas", comemora Grossi.
O valor do aporte não é revelado, mas faz parte dos investimentos que a organização tem feito em logística e tecnologia da informação (TI). Somente na primeira metade deste exercício, a empresa aportou R$ 30 milhões nesses dois setores. O novo CD auxilia a corporação a solucionar o principal desafio enfrentado por ela em Minas Gerais: a dimensão geográfica e o elevado número de municípios. "A extensão territorial e a grande quantidade de cidades diferenciam Minas dos demais estados do país. Por isso, aqui precisamos definir o crescimento por microrregião e, assim, otimizamos a logística", diz.
O centro gera 800 postos de trabalho, entre diretos e indiretos. Já as 129 lojas em funcionamento no Estado, 61 Casas Bahia e 68 Ponto Frio, empregam 3.600 colaboradores.
Próximo ano - Grossi demonstra otimismo em relação o ano que vem. Para ele, o fato de 2015 ser um ano mais estável e sem a realização de eventos atípicos pode favorecer o bom desempenho dos negócios. No acumulado de janeiro até setembro de 2014, a Via Varejo acumula no país crescimento de 30,2% do lucro líqüido frente a idêntico intervalo de 2013. Os dados integram balanço divulgado pela companhia no fim de outubro.
Veículo: Diário do Comércio - MG