Serão instalados uma cafeteria e um espaço de estudos para os acadêmicos
O Supermercado Escola sediado no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vai investir R$ 1 milhão em um projeto de ampliação no próximo ano. Além de ganhar um novo andar, onde serão instalados uma cafeteria e um espaço de estudos destinado à comunidade acadêmica, a área de vendas será aumentada em cerca de 100 metros quadrados. As obras devem começar no início de 2015 e a expectativa é que elas sejam concluídas até o final do exercício.
Segundo o gerente-geral, Ricardo Nazar, a ideia é crescer o açougue, considerado referência na região. "No momento, estamos fazendo estudos com o intuito de verificar a melhor forma de concretizar os nossos planos", argumenta. A última reforma no supermercado foi realizada em 2013, quando o estabelecimento passou a contar com uma padaria e indústria responsável por fabricar os produtos vendidos. Na época, foram investidos R$ 500 mil.
O faturamento do supermercado deve registrar alta de 8% em 2014 em relação a 2013. O gerente pondera que, embora o índice seja inferior à média de 10% alcançada em anos anteriores, o ritmo deverá ser retomado a partir do ano que vem. "Estamos investindo mais nas áreas comercial e de marketing, com o objetivo de nos aproximar de fornecedores e clientes. Além disso, buscamos novas tecnologias para modernizar a operação", revela Nazar.
O projeto surgiu em 1979, a princípio para comercializar os excedentes da produção agrícola da UFV, instituição de ensino superior com forte tradição na área de agronomia. Hoje, ocupa uma área de 2.245 metros quadrados, sendo 1.300 metros quadrados de área de vendas. O mix é formado por 11 mil itens e são empregadas 90 pessoas, mão de obra que é capacitada dentro do supermercado. Este número deverá ser maior no próximo ano.
Todo lucro é direcionado para a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), responsável por administrar o estabelecimento. A Funarbe também mantém um laticínio, onde são fabricados vários produtos, incluindo o conhecido Doce de Leite de Viçosa.
Benefícios - Além de oferecer comodidade a estudantes, professores e funcionários, o Supermercado Escola também serve de laboratório para alunos da graduação e pós-graduação. Isso porque são oferecidos estágios a estudantes de cursos como administração, economia doméstica, engenharia de alimentos e produção, marketing e nutrição. Além disso, o projeto já serviu como objeto de estudo para trabalhos de conclusão de curso. "Dessa maneira, somos um espaço que cumpre o papel de aproximar a teoria da prática", frisa Nazar.
O público-alvo do supermercado são as classes B e C, uma vez que ele oferece aos clientes opções variadas de produtos importados, padaria e confeitaria, além dos itens essenciais. O tíquete médio desembolsado está estimado em R$ 54. O supermercado desativou o seu portal na internet, onde o consumidor conseguia fazer as suas compras. Contudo, os clientes ainda podem fazer comprar de forma não presencial através de e-mail e telefone.
Veículo: Diário do Comércio - MG