Ideia da rede é manter uma relação mais próxima com os consumidores
A rede supermercadista mineira Super Nosso está investindo R$ 20 milhões na abertura de nove lojas na capital mineira. No entanto, os novos empreendimentos terão um formato diferenciado. Denominadas "Momento Super Nosso", as lojas, que serão voltadas para clientes das classes A e B, visam manter com os consumidores uma relação de maior proximidade, buscando atender não somente quem procura fazer compras rápidas, mas também quem exige produtos diferenciados e de alta qualidade.
"Desenvolvemos esse novo conceito tendo como base os minimercados de bairro, que são muito comuns na Europa. São locais multifuncionais, que ficam próximos às residências dos clientes e que possibilitam mais agilidade nas compras do dia a dia", afirma a diretora de Planejamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Super Nosso, Rafaela Nejn.
Mas esse não será o único atrativo, revela a executiva. "Serão espaços agradáveis, onde as pessoas poderão fazer lanches rápidos, tomar um cafezinho, ou levar sanduíches e sushis para casa", explicou, lembrando que as lojas reunirão itens de padaria, hortifrúti e perecíveis, além de um minimercado.
A expectativa da empresa é que as vendas na padaria e na rotisserie, além dos pratos prontos e shushis, sejam responsáveis por 40% do faturamento das novas lojas. " a solução ideal para quem quer fugir de comidas congeladas, sem ter que se deslocar para longe de casa e enfrentar o trânsito de uma cidade grande como Belo Horizonte", ressaltou.
Todas as nove lojas contarão com um espaço gourmet, para que os clientes possam fazer as refeições no local. As unidades também oferecerão itens com foco na praticidade, como frutas e legumes já processados e higienizados, e carnes nobres já fracionadas em pequenas porções.
"O perfil dos consumidores está cada vez mais diversificado e nosso objetivo é acompanhar essas mudanças para atender todas as necessidades, conforme os diferentes momentos de compra do cliente", disse Rafaela.
Tendência - A tendência de grandes redes supermercadistas apostarem na abertura de unidades menores está em alta no País. Segundo estudo feito pela consultoria Euromonitor, o Brasil é o 12º país onde as pequenas lojas, abertas por grandes varejistas, mais aumentaram as vendas em 2014, faturando US$ 250,1 milhões. Até 2019, segundo o levantamento, esse valor poderá chegar a US$ 412,9 milhões.
Os estabelecimentos com a nova marca do grupo - que além do Super Nosso controla as bandeiras Apoio Mineiro e as distribuidoras especializadas DecMinas e DaMinas - terão até 600 metros quadrados, bem menores que os supermercados tradicionais, que chegam a 2,5 mil metros quadrados de área construída.
As primeiras unidades da "Momento Super Nosso" a serem inauguradas serão instaladas nas antigas lojas da rede Morini, já que o grupo adquiriu recentemente todas as quatro existentes em Belo Horizonte. Uma delas fica no centro, na rua São Paulo. As outras três estão localizadas nos bairros de Lourdes, São Lucas e Sion (todos na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Conforme Rafaela, a previsão é que a primeira loja com o novo conceito seja inaugurada em junho. Além dos quatro pontos já citados, haverá lojas também em outros cinco bairros da região Centro-Sul: Funcionários, Santo Agostinho, Belvedere, São Bento e Savassi.
Veículo: Diário do Comércio - MG