Pequenas ações que são inseridas nas empresas, como reciclar o lixo, reduzir desperdício, economizar água e energia elétrica, significam muito em tempos de sustentabilidade. A empresa passa a ser reconhecida pela preocupação ambiental, e a sustentabilidade torna-se ponto positivo na competitividade. O uso racional dos recursos reduz os custos e, consequentemente, aumenta a lucratividade, segundo afirma o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A rede de supermercados SuperMaia possui duas lojas sustentáveis, uma em Sobradinho, no Distrito Federal, e outra em Valparaíso (GO). As unidades contam com redução no uso de ar-condicionado graças ao telhado térmico - uma camada de isolamento diminui o calor na área interna; iluminação natural em formato zenital para a maior captação de luz; lâmpadas de LED e recicláveis; reservatório para retenção da água da chuva e utilização dessa água para diversas atividades, como lavagem de pisos e paredes; equipamentos “ecológicos”, que utilizam gás carbônico para congelar alimentos e preservá-los, e que não emitem gases nocivos a camada de ozônio.
“Realizamos junto a comunidade ações de coleta e reciclagem de óleo, gordura e resíduos, e distribuímos vários pontos de coleta seletiva de lixo. As sacolas utilizadas nas lojas sustentáveis são de material oxibiodegradável, uma iniciativa para que os clientes evitem utilizar sacolas plásticas”, informou a gerente de Marketing do SuperMaia, Nathalie Malkine, que acrescentou: “Uma empresa sustentável é mais competitiva porque é capaz de aumentar as margens de lucro ou reduzir o preço de venda, já que os custos fixos são menores. O consumidor também está cada vez mais consciente e preocupado em diminuir o impacto no meio ambiente”.
Veículo: Portal Maxpress