No dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, o Carrefour realiza em todo o Brasil mais uma campanha "Natal do Bem". A ação faz parte da terceira edição da Coleta Internacional de Alimentos, promovida pela Fundação Carrefour, que conta com parceria de mais de três mil lojas em 10 países. Além do Brasil, participam da coleta Taiwan, Romênia, França, Polônia, Espanha, Itália, Argentina, China e Bélgica.
A arrecadação de alimentos é realizada em parceria com a Rede Mesa Brasil Sesc e com Bancos de Alimentos municipais. A novidade deste ano é que o Carrefour Brasil dobrará as doações recebidas, ou seja, a cada quilo de alimento arrecadado, a companhia contribuirá com mais um quilo de alimento não perecível. Na ocasião, as lojas estarão preparadas com pontos de coleta para receber doações, que serão destinadas a entidades e famílias parceiras das instituições. A mobilização social tem como objetivo contribuir com a redução da fome no país e tornar o Natal uma data ainda mais solidária.
Para informar e incentivar os clientes a participar do "Natal do Bem", voluntários e jovens aprendizes das respectivas lojas darão suporte durante toda a campanha, que ocorrerá das 9h às 18h. Os consumidores podem participar doando arroz, feijão, óleo, farinha de milho, mandioca, trigo, achocolatado, molho de tomate, macarrão, além de enlatados como milho, ervilha e sardinha.
Ao todo, em 2014 a campanha arrecadou mundialmente 21 mil toneladas de alimentos, o que equivale a mais de 42 milhões de refeições, e contou com o trabalho de mais de 1.300 voluntários.
Parceria que Alimenta
Lançado em 2009, o programa Parceria que Alimenta promove a doação de produtos que perderam o valor comercial, mas que ainda estão próprios para o consumo humano. Além de contribuir para a redução da fome, a iniciativa atua no combate ao desperdício de alimentos.
Em 2014, o Grupo Carrefour Brasil doou mais de 1 860 toneladas de alimentos por meio desta iniciativa. Os produtos são doados diariamente para os Bancos de Alimentos cadastrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e para a Rede Mesa Brasil Sesc, que os encaminham para instituições e famílias de baixa renda cadastradas.
Bancos de Alimentos
Há exatos 20 anos, o Grupo Carrefour é parceiro dos Bancos de Alimentos em nível mundial. Além das campanhas de arrecadação, a companhia também doa diariamente alimentos - produtos frescos, em especial - para várias associações. Ao todo, em 2014, foram distribuídas o equivalente a 89 milhões de refeições em todo o mundo.
O Grupo Carrefour é o principal doador privado para Bancos de Alimentos na França. Além disso, a Fundação Carrefour oferece suporte logístico aos Bancos de Alimentos: fornece veículos para o transporte de produtos e câmaras frigoríficas para armazená-los. Em 2014, uma doação de € 232 mil permitiu a compra de 12 veículos na França e equipou uma associação local em Rennes. Desde 1994, a companhia já financiou a compra de 182 equipamentos para Bancos de Alimentos em todo o mundo, incluindo 143 veículos refrigerados, 18 câmaras frigoríficas, containers de armazenamento a frio, entre outros.
Grupo Carrefour
Há 40 anos no Brasil, o grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o grupo Carrefour está presente em mais de 30 países e com uma equipe de cerca de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.
Fundação Carrefour
Criada em 2000, a Fundação Carrefour é uma organização de interesse público que luta contra a exclusão em nível internacional. Graças à expertise das equipes do Grupo Carrefour, a Fundação trabalha com duas linhas principais de intervenção: alimentação solidária e ajuda humanitária de emergência. Com orçamento de 6,5 milhões de euros, a Fundação da empresa Carrefour financiou 60 projetos em 2014, distribuídos por 12 países.
Assessoria de Comunicação do Carrefour