Grupo Pão de Açúcar reduzirá ritmo de expansões em 2016

Leia em 3min 10s

O Grupo Pão de Açúcar, líder no segmento de varejo do país, pretende diminuir o ritmo de seus investimentos e abrir menos lojas em 2016. A estimativa é que, durante todo o ano que vem, o montante destinado à expansão do grupo gire em torno de R$ 1 a R$ 1,5 bilhão. Em 2015, o valor deverá ficar na faixa de R$ 1,7 bilhão.

Em encontro com analistas na tarde da última quarta-feira (9), o comando do Grupo Pão de Açúcar - controlado pelo francês Casino - informou que o número de lojas abertas também deverá ser menor. Até setembro deste ano, 93 novas lojas foram inauguradas.

O assunto, na visão do vice-presidente de Finanças do grupo, está sendo tratado de forma transparente por seus executivos. "Isso não é um tabu para nós. Estamos sendo mais seletivos, dentro de um plano que está sendo atualizado. Se houver a necessidade de mais investimentos, faremos isso", afirmou Christophe Hidalgo.

Veículo: Jornal do BrasilVenda de smartphone cai 25% no Brasil no 3° trimestre, dis IDC

10,8 milhões de aparelhos foram comercializados no período; dólar, crise e aumento de ciclo de vida dos aparelhos são principais razões para queda.

O mercado brasileiro de smartphones continua em queda: depois de retrair 13% no segundo trimestre de 2015, o setor registrou novo decréscimo nas vendas no terceiro trimestre desta temporada. Segundo dados da IDC Brasil, foram vendidos 10,8 milhões de aparelhos no período de julho a setembro no Brasil – 25,5% a menos que no mesmo período do ano passado. Somando com a categoria de feature phones, foram 11,7 milhões de aparelhos comercializados – ou 35% a menos do que no terceiro trimestre de 2014.

“Assim como no segundo trimestre, novamente os estoques continuam altos e os varejistas e fabricantes fazendo promoções para conseguir vender. Estamos voltando ao patamar de 2013. A última vez em que as vendas ficaram abaixo de 11 milhões de unidades foi no terceiro trimestre daquele ano”, diz Leonardo Munin, analista da IDC Brasil. Para Munin, 2015 já é um ano atípico para o mercado de smartphones brasileiro: normalmente, o primeiro trimestre da temporada é o mais fraco em termos de vendas, mas nesse ano será o de melhor desempenho.

As expectativas da consultoria para o quatro trimestre, marcado por datas como Black Friday e Natal, também não é boa. “A Black Friday aqueceu as vendas e seu desempenho será melhor que o do Natal, mas não o suficiente para recuperar o volume do ano”, diz Munin, que vê dólar, crise e aumento do ciclo de vida dos aparelhos como razões principais para queda nas vendas.

A expectativa da consultoria é que o mercado de smartphones deve ter queda de 12,8% em 2015, com 47,6 milhões de dispositivos comercializados. Para 2016, a expectativa também é ruim: “Nossa projeção é de queda de ao menos 8%, com aproximadamente 43,8 milhões de smartphones comercializados”, diz o analista da IDC, apontando fatores como o fim da Lei do Bem para as projeções pessimistas.

Costumes.
O levantamento da IDC Brasil aponta ainda mudanças nos costumes dos consumidores. Segundo a pesquisa, o usuário levava cerca de um ano e seis meses para adquirir um novo aparelho. Hoje, o interesse pela troca permanece, porém, o que se vê é que a compra tem sido cada vez mais postergada. Apesar na queda em número de unidades vendidas, os dados da IDC revelam que houve crescimento de 1,7% na receita no terceiro trimestre, com aproximadamente R$ 9,9 bilhões.

“Hoje há equipamentos mais robustos, com recursos mais sofisticados e, consequentemente mais caros”, avalia Munin. O preço médio passou de R$ 790 no primeiro trimestre de 2015 para R$ 925 no terceiro. Outro dado apresentado pelo analista mostra que 46% das vendas – quase cinco milhões de smartphones – foram de aparelhos compatíveis com a rede 4G.

 



Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo


Veja também

Walmart lança seu próprio serviço de pagamento móvel

A rede de supermercados Walmart anunciou nesta quinta-feira,10, que está lançando o seu próprio ser...

Veja mais
GPA planeja reforçar atacarejo e proximidade

O grupo varejista, que só neste ano abriu mais 210 unidades, deve se concentrar na expansão das bandeiras ...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar prevê cortar aportes neste exercício

                    ...

Veja mais
Assaí projeta avanço de 15% nas vendas de produtos natalinos

O Assaí Atacadista espera alta de 15% nas vendas de produtos natalinos e de fim de ano este ano, sobre 2014. De a...

Veja mais
Casa Rena avança no Centro-Oeste

                     ...

Veja mais
Supermercados investem em Natal solidário

As duas maiores supermercadistas do País deixarão amanhã (5) o foco das vendas para apostar em um N...

Veja mais
Carrefour reinaugura mais um hipermercado em São Paulo sob o conceito nova geração

Nesta quinta-feira (3), o Carrefour reinaugurou sua unidade de Rebouças sob o conceito Nova Geração...

Veja mais
Pão de Açúcar e Extra já têm cardápio para festa de fim de ano

Visando as festas de fim de ano, as bandeiras supermercadistas Extra e Pão de Açúcar se preparam pa...

Veja mais
Carrefour terá mais três projetos na área imobiliária em 2016

      Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo...

Veja mais