Vendas em filial brasileira ajudam Casino e Carrefour

Leia em 2min 10s

Londres, 30 - Na área de varejo, as vendas no Brasil ajudaram os números globais das duas redes de supermercados francesas que atuam no País: Carrefour e Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Além do crescimento de vendas, o câmbio - que vinha sendo um peso negativo em trimestres anteriores - passou a contribuir positivamente em alguns casos.
Se for considerada a variação cambial, a receita da operação brasileira do Carrefour medida em euros aumentou 25% na comparação anual. Da mesma forma, o resultado do Casino na América Latina cresceu 20,8% no trimestre em euros, levando em conta o câmbio.
 
O crescimento de receita total do Carrefour no Brasil foi de 16,2% no terceiro trimestre ante igual período de 2015, considerando o câmbio constante e excluindo os postos de gasolina. James Grzinic, analista da Jefferies, salientou o "forte progresso internacional" do grupo.
O GPA cresceu no varejo alimentar 14% no mesmo período. Na sexta-feira, porém, o detalhamento contábil no Brasil, mostrou que o aumento das vendas no País não significaram sinônimo de lucro porque houve queda real nas margens do grupo.
 
Terceiro lugar
No caso da espanhola Telefônica, o Brasil gerou o terceiro maior volume de receitas consolidadas da empresa, um total de 21%, ficando atrás da matriz (24,8%) e da Telefónica América Latina, que engloba Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. A controladora da Vivo Brasil destacou que, "apesar da pressão inflacionária" o País apresentou um "excelente desempenho". "Pelo potencial do Brasil, claramente o foco é no crescimento orgânico", disseram executivos da empresa durante teleconferência com analistas realizada na sexta-feira.
 
Decepção

Já para a alemã Bayer, conglomerado do setor químico, o Brasil deixou a desejar. A empresa revelou um aumento de 6% nos lucros no terceiro trimestre e elevou a previsão de lucro para o ano, resultados impulsionados pela divisão de produtos farmacêuticos. No entanto, as vendas da divisão agrícola tiveram declínio de 1,2% no mesmo período, afetadas pelos baixos preços de grãos, recessão no Brasil e sanções na Rússia. O executivo da empresa Werner Baumann disse que a unidade estava operando em um "ambiente de mercado persistentemente difícil".
 
O País também foi um empecilho para a AB-Inbev, multinacional de bebidas formada pela fusão entre a belga Interbrew e a brasileira Ambev. Dados divulgados na sexta-feira mostram que os volumes de vendas no terceiro trimestre recuaram com o mercado fraco brasileiro. O fabricante da Budweiser chegou a reduzir sua perspectiva de ganho por ações. No Brasil, a Ambev revisou para baixo sua meta de crescimento das receitas pela segunda vez no ano e disse que o ambiente de consumo deve permanecer desafiador no País

Fonte: Agência Estado


Veja também

Carrefour lança sua 1ª “Celebração Internacional da Diversidade”

Em 28 de outubro, o Carrefour celebrou a diversidade e a igualdade de oportunidades. Nos 10 países em que est&aac...

Veja mais
Hipermercado Big será Walmart em todo o País

Até 2020, a marca Big terá virado história. Onze anos após a aquisição da rede...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar tem prejuízo de R$ 308 mi no 3º trimestre

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Pão de Açúcar (GPA) teve prejuízo líquido de R$ ...

Veja mais
Supermercado DIA inaugura primeira loja em Barretos

A rede de supermercados DIA inaugura, na sexta-feira (28/10), a primeira loja do município de Barretos. Com cerca...

Veja mais
Superminas movimenta R$ 1,7 bilhão em negócios

Desempenho supera expectativa A 30ª Superminas surpreendeu os supermercadistas e panificadores mineiros e superou ...

Veja mais
Condor inicia seleção de jovens em vulnerabilidade social

Com a finalidade de contribuir para o aprimoramento profissional e pessoal de jovens em situação de vulner...

Veja mais
Assaí investe R$ 40 mi e abre primeira operação em Sergipe

São Paulo - Com um investimento estimado de R$ 40 milhões, o Assaí Atacadista inaugurou ontem (20) ...

Veja mais
Carrefour vê alta operacional puxada por Brasil e França

São Paulo - A segunda maior rede de varejo do mundo, Carrefour, afirmou ontem que o crescimento das vendas aceler...

Veja mais
Coop repassa R$161,5 mil para Federação das APAes

A  Cooperativa de Consumo (Coop) acaba de repassar, por meio do Programa Troco do Bem e Revista Coop, R$ 161.461,60...

Veja mais