A rede de Supermercados São Vicente, presente com 20 lojas no interior paulista, deu início nesta semana à segunda turma do curso gratuito de formação de açougueiros promovido em parceria com o Cuca – Centro da Universidade do Conhecimento de Americana. No total, entre muitos currículos recebidos pela equipe São Vicente, a rede selecionou 20 candidatos para conquistar a nova formação. O curso será encerrado no início de dezembro, e é ministrado nas cidades de Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Nova Odessa.
Com 80 horas, o curso possui aulas teóricas como princípios básicos de manipulação de alimentos, higiene, utilização de EPI´s, prevenção e perdas, conhecimentos dos produtos da seção, recebimento e armazenamento de produtos, atendimento ao cliente, além de visita técnica em um frigorífico. As atividades práticas acontecem no açougue das lojas da rede.
Para o coordenador do curso de açougueiro e encarregado do setor na rede de Supermercados São Vicente, Fábio Caetano encontrar este profissional no mercado de trabalho não é fácil. “Quando existe a vaga não encontramos o profissional realmente preparado para trabalhar no açougue. E aqui trabalhamos muito a prática para o aluno ver a realidade da profissão”, afirmou.
Cesar Fabiano, 38 anos, há seis anos trabalha no setor varejista e agora quer melhorar a carreira profissional. “Nunca é tarde para aprender. Como já trabalho no setor de varejo é necessário me especializar e este curso é uma forma para quem está desempregado conseguir uma vaga”, disse.
Já Weverton da Silva, 19 anos, resolveu participar devido a procura por açougueiros por empresas do setor supermercadista. “ Com a crise e a dificuldade para arrumar emprego, eu achei que seria interessante. A expectativa é de conseguir uma efetivação. Nunca tinha passado pela minha cabeça ser açougueiro, e esta oportunidade é bem interessante para quem também está começando a carreira, pelo que já vi até agora eu vou gostar!”, afirmou.
Para Marcos Cavicchiolli, diretor geral da rede, esta é uma oportunidade de colaborar com a comunidade. “Buscamos também oferecer mão de obra qualificada em nossas lojas, e com estes cursos gratuitos podemos colaborar com o crescimento profissional do participante, que poderá trabalhar conosco ou conquistar novos objetivos profissionais através do nosso trabalho”, disse.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Rede São Vicente