Empresa paranaense viu seu faturamento aumentar em 24% ao longo do ano de 2016
e ganhou uma posição no ranking da Abras
Depois de se consolidar como a maior rede de supermercados do Paraná, o Muffato entrou para a lista dos cinco maiores grupos do setor de varejo alimentício do país. A empresa paranaense é a quinta maior rede de supermercados do Brasil, atrás somente de Carrefour, Grupo Pão de Açúcar (GPA), Walmart e o grupo chileno Cencosud. Os dados foram divulgados na terça-feira (28) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A posição foi alcançada após o grupo paranaense aumentar em 24% o seu faturamento bruto em 2016. O valor saltou de R$ 4,09 bilhões em 2015 para R$ 5,07 bilhões no ano passado. Com isso, o Muffato saiu da sexta colocação - posição que ocupou nos rankings divulgados em 2016 e 2015 - para o quinto lugar. Já o Grupo Zaffari, do Rio Grande do Sul, caiu da quinta para a sexta posição.
O crescimento do Muffato é explicado pelos recentes investimentos feitos pela rede em todo o estado. A empresa investiu na reforma das unidades mais antigas e na abertura de novas lojas, principalmente da bandeira Max Atacadista . O segmento de atacarejo, que mistura o conceito de mercado convencional com o de atacado, é uma das grandes apostas do grupo para continuar crescendo.
Em Curitiba, por exemplo, a rede abriu duas novas lojas no formato de acatarejo em 2016, sob a bandeira Max Atacadista. A primeira delas, no Bairro Alto, teve investimento de R$ 30 milhões. Já a segunda loja, aberta no final de 2016, fica no bairro Campo Comprido e custou R$ 35 milhões. Ao todo, incluindo os supermercados, o grupo possui mais de 50 lojas espalhadas em 17 cidades do Paraná e interior de São Paulo.
Demais redes paranaenses
O Muffato foi a rede paranaense mais bem locada no ranking da Abras. Depois, aparece a Companhia Sulamericana de Distribuição, dona da bandeira Cidade Canção, de Maringá. A empresa do interior do estado subiu quatro posições ao terminar a pesquisa deste ano na 17.ª colocação. O faturamento do grupo saltou de R$ 1,71 bilhão para R$ 1,98 bilhão, um aumento de 16%.
O Condor, que tradicionalmente participava do levantamento da Abras, optou por não participar neste ano. Em 2016, a empresa tinha ficado na nona colocação, após faturar R$ 3,81 bilhões em 2015. O grupo é o segundo maior do estado, atrás somente do Muffato.
Disputa nacional
E não foi somente o Muffato que ganhou posição no ranking da Abras. O Carrefour registrou um faturamento de R$ 49,1 bilhões em 2016 e se tornou a maior rede de supermercados em atuação no Brasil. O Grupo Pão de Açúcar, que no ano passado tinha sido líder, caiu para a segunda colocação ao registrar uma faturamento de R$ 44,9 bilhões. Já o Walmart se manteve na terceira posição, com R$ 29,4 bilhões de receita bruta.
Fonte: Gazeta do Povo de Curitiba