São Paulo - A tradicional rede de supermercados Hirota Foods está a todo vapor e pretende entregar ao menos um novo estabelecimento da sua linha Express a cada 20 dias. Com planos de investir em torno de R$ 25 milhões em 2017, o Hirota inicia sua expansão com dois novos pontos na zona sul de São Paulo: Pinheiros e Vila Olímpia.
Inspirado no modelo das konbinis japonesas, cada novo estabelecimento Hirota Food Express custa entre R$ 800 mil e R$ 1 milhão. Segundo o diretor de marketing do grupo, Hélio Freddi, a varejista mira outras 15 inaugurações desta linha em São Paulo até o final deste ano, fortalecendo a imagem da empresa na região. "O nosso plano é chegar a 20 lojas Express, chegando a 35 no total, e gerando 300 empregos diretos", afirma.
Com instalações em endereços populares como Avenida Paulista e Edifício Itália, as lojas do Hirota Food Express procuram associar a facilidade de um minimercado a uma oferta de alimentação saudável aos seus consumidores. "A localização para esse tipo de negócio é fundamental; é o coração do negócio. Com um lugar bem escolhido, você só precisa ter a competência de trabalhar corretamente o seu mix de mercadoria. A nossa meta é abrir lojas em locais com alto fluxo de pedestres, voltadas ao público das classes A, B e C", explica o diretor.
O conceito express caiu no gosto popular. Grandes redes de supermercados estão apostando em lojas mais compactadas, com uma maior praticidade para o consumidor. De olho numa fatia desse tipo de mercado, o Hirota planeja alçar voos altos. Mas, antes de buscar novos ares, Hélio afirma que o foco é expandir sua atuação dentro do estado: "Nós queremos ser a melhor rede de supermercados express de São Paulo. Não vamos sair de São Paulo até conseguirmos ser a primeira".
Além das inaugurações na zona sul, o diretor informa que a expectativa é abrir outras sete unidades até o mês de julho. Em breve, a linha Express do Hirota chegará a locais como o Centro Empresarial (CENESP), Praça do Patriarca e Bandeira Paulista.
Em entrevista ao DCI, o diretor conta que o tíquete médio de uma loja Hirota Food Express gira em torno de R$ 28. Já na rede de supermercados, cada consumidor gasta em média R$ 95. Além do plano de expansão do modelo Express, ele afirma que a empresa almeja inaugurar ao menos um novo supermercado nos próximos cinco anos, totalizando 20 lojas em operação.
A linha de lojas express do Hirota apresenta opções de pratos frescos, prontos e saudáveis, que são preparados diariamente na cozinha central da rede. Como forma de contravenção ao modelo de fast food tradicional, os produtos são divididos em três linhas gastronômicas: Hirota Food, Ôbento e Yurban. "A Konbini é uma loja onde você resolve todos os seus problemas. Você se alimenta muito bem e resolve seus problemas de conveniência de uma forma muito rápida e prática", corrobora Hélio.
Parceria
Além da tradicional comida japonesa, os clientes do Hirota encontram um lugar exclusivo com produtos da Daiso Japan. Conhecida por seus preços populares, a empresa fornece itens de trabalho e de utilidade doméstica. "Temos um acordo de exclusividade com eles para colocar um espaço da Daiso em cada uma de nossas lojas. Eles têm autonomia para a criação de lojas próprias e o Hirota pode ter uma loja ou uma linha de produtos deles", explica o diretor.
Felipe Mendes
Fonte: DCI