Coop pretende dobrar o número de drogarias

Leia em 2min 10s

O plano estratégico já foi aprovado. Num prazo de quatro anos, a Coop - Cooperativa de Consumo deverá contar com 80 drogarias, praticamente o dobro da estrutura atual de 42 unidades, sendo 30 anexas às lojas de autosserviço e outras 12 de rua.

 

O programa de expansão está respaldado num estudo de oito meses conduzido por consultoria especializada, que reavaliou o modelo de negócio até então desenvolvido pela empresa. De acordo com o diretor-presidente Marcio Valle, o setor drogaria já detém participação de 17% no faturamento geral da rede, percentual que vem aumentando desde 2013 com a investida da Coop na instalação de drogarias de rua.

 

Segundo ele, trata-se de um negócio forte e em plena expansão, além do impacto social que proporciona às comunidades ao oferecer medicamentos e demais produtos a preços muito competitivos. O plano estratégico já está sendo colocado em prática. “Estamos individualizando a es­trutura, com operações, in­teligência de mercado, trade marketing e treinamento específicos”, explica Valle.

 

O trabalho já resultou, inclusive, na ampliação do mix de produtos oferecidos, respeitando as restrições para este tipo de negócio.  Agora, os ambientes das drogarias oferecem 8 mil itens, contra os 7 mil disponibilizados antes, trazendo como reforço itens de perfumaria, dermocosméticos e mercearia. O número de colaboradores também está sendo ampliado, como forma de aprimorar ainda mais o atendimento de seus cooperados e clientes, segundo adianta o diretor-presidente, acrescentando que outro ponto que reforça a decisão para ampliação da rede de drogarias está ligado ao aumento da expectativa de vida da população brasileira.

 

“A população brasileira está envelhecendo, novas tecnologias e medicamentos estão sendo desenvolvidas com acessos facilitados, fazendo com que o mercado tenha forte expectativa de crescimento”, destaca Valle. Sem contar que a abertura de uma drogaria envolve investimento bem menor do que abrir um supermercado. “A Coop é muito competitiva, seja pelos preços justos, qualidade dos serviços oferecidos, padrão reconhecido nas demais operações nos supermercados e nos postos de combustíveis”, explica. 

 

Coop

Atualmente, a Coop é considerada a maior Cooperativa de Consumo da América Latina e em 2016, encerrou o ano com faturamento bruto de R$ 2,125 bilhões. Possui 1,7 milhão de cooperados, mais de 5,9 mil colaboradores diretos, 30 unidades, sendo 22 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, além de três postos de combustíveis e 12 drogarias de rua.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coop


Veja também

Grupo ABC vai investir em Patos de Minas

A cidade de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, vai ganhar uma unidade do Hipermercado ABC. Segundo o secret&aacut...

Veja mais
Carrefour promove encontro sobre desafios e oportunidades para a cadeia de carnes

O Carrefour promoveu ontem (17), em São Paulo (SP), o ‘1º Encontro Técnico de Qualidade A&ccedi...

Veja mais
Supermercados de SP vão processar governo do Estado por ICMS das carnes

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) está preparando uma ação judicial contr...

Veja mais
GPA diz que processo de venda da Via Varejo está em curso e nega follow on

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) reafirmou nesta quinta-feira que continua em curso o processo de venda ...

Veja mais
Verdemar fecha parceria com Méliuz para entregar melhor experiência aos clientes

Para garantir uma experiência ainda melhor para seus clientes, a rede mineira Verdemar fechou parceria inéd...

Veja mais
Ganho avança 4% no varejo alimentar

Os supermercados paulistas registraram alta de 3,8% nas vendas em maio. Como um todo, o varejo paulista apontou alta de ...

Veja mais
Atacadão revitaliza unidade de autosserviço na Bahia

O Atacadão reinaugurou na terça-feira (15) sua unidade de autosserviço em Feira de Santana (BA). Pr...

Veja mais
Carrefour Express inaugura loja no conjunto nacional

São Paulo – O Grupo Carrefour inaugurou na terça-feira (15) mais uma unidade do seu formato de ...

Veja mais
Carrefour desbanca GPA em ranking

Pela primeira vez em seis anos, o Carrefour ultrapassou o Grupo Pão de Açúcar e se tornou a maior v...

Veja mais