A partir da segunda quinzena de outubro, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, contará com uma nova opção de supermercado para a população. O Assaí Atacadista, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), anunciou, na última terça-feira, que vai abrir no município a primeira unidade da rede em Minas Gerais. O investimento é estimado em R$ 25 milhões e a expectativa é de que sejam gerados na região em torno de 500 empregos - diretos (300) e indiretos (200) - com o empreendimento.
O comunicado foi feito pela empresa em uma reunião, na sede do Executivo de Uberlândia, com o prefeito Odelmo Leão (PP). A unidade do Assaí Atacadista vai atuar tanto no atacado quanto no varejo e será instalada na avenida Rondon Pacheco, em local onde funcionava uma loja do hipermercado Extra, marca que também pertence ao Pão de Açúcar. Para Leão, o empreendimento trará um grande ganho para a economia da região, principalmente no atual momento enfrentado pelo País.
“A chegada da rede é importante para Uberlândia e também para Minas Gerais, porque é um centro atacadista que está presente em várias unidades da federação e vem, por meio do município, ter a primeira loja no Estado. Essa unidade vai contribuir para a geração de empregos, para impulsionar a economia, além dos benefícios que virão da parceria com as empresas regionais”, avalia o prefeito.
Segundo o chefe do Executivo municipal, o Assaí Atacadista manifestou o interesse em fazer um acordo de fornecimento com empresários locais. Por meio dele, além de ofertar produtos para a loja do grupo em Uberlândia, as empresas da cidade abasteceriam unidades da rede em outros estados do País, ampliando seus mercados consumidores. “O grupo tem lojas em vários estados e vai propiciar que os produtos fabricados aqui tenham acesso a esses mercados”, completa.
Localização - A opção pela cidade para a instalação da nova loja da rede foi motivada, entre outros fatores, pelo potencial de clientes e sua localização, considerada estratégica do ponto de vista econômico. A expectativa do Assaí Atacadista com o empreendimento é de um faturamento de R$ 15 milhões por mês, ancorado no potencial do público consumidor de 650 mil habitantes da cidade e de quatro milhões se considerada toda a região.
“Escolhemos Uberlândia pelo potencial econômico e logístico, bem como o mercado consumidor. Vemos nossa chegada na cidade como um grande passo para expandir em Minas”, disse o gerente regional do Assaí Atacadista, Mauro Peixoto, no encontro realizado na prefeitura.
Fundada em 1974, a rede Assaí Atacadista passou a fazer parte do GPA em 2007, saltando de 14 para 112 lojas, distribuídas por 16 estados. Vale lembrar que a unidade mineira não está incluída nessa conta. Ao todo, a empresa comercializa em seus estabelecimentos mais de sete mil itens de grandes marcas nacionais e internacionais de mercearia, alimentos, bazar, higiene, embalagens, bebidas, limpeza e perecíveis.
O prefeito Odelmo Leão informou ainda que há negociações em andamento com outras empresas para a realização de investimentos no município. O gestor, porém, não quis revelar os nomes dos potenciais investidores.
Fonte: Diário do Comércio de Minas