BRF e Carrefour se unem à IBM para reforçar a rastreabilidade de alimentos

Leia em 4min 30s

A BRF, uma das maiores empresas de alimento do mundo, e a rede varejista Carrefour se uniram à IBM Brasil para desenvolver o projeto ‘Food Tracking’ para fazer rastreabilidade de produtos por meio da tecnologia de blockchain. O intuito é informar ao consumidor, de maneira simples e objetiva, a procedência dos alimentos, considerando todas as etapas do negócio: produtiva, comercial e logística.

  

O projeto foi desenvolvido na Garagem 11.57 – um espaço criado pela IBM para acelerar inovações e aplicações na nuvem. De acordo com Regina Nori, líder de soluções técnicas da IBM Brasil, a preocupação com segurança alimentar e a confiabilidade da origem dos alimentos vêm crescendo mundialmente. “No Brasil, a BRF e o Carrefour estão otimistas com o potencial da tecnologia de blockchain para trazer mais visibilidade ao atendimento à conformidade e qualidade dos processos”, explica.

  

A fase inicial, que também busca identificar oportunidades e dimensionar os desafios na aplicação da solução tecnológica, contempla um lote específico de lombo suíno congelado e fatiado da marca Sadia. O projeto utilizando a plataforma Blockchain da IBM baseado no Linux Foundation’s Hyperledger Fabric, durou oito semanas e o produto foi comercializado em hipermercado da rede em São Paulo (SP).

 

 “Como a produção e distribuição ocorrem em larga escala, em diversos países, e envolvem inúmeros parceiros de negócios, vimos a oportunidade de evoluir as atuais soluções de rastreabilidade existentes para uma plataforma mais colaborativa e segura, que permite certificar os produtos e garantir a qualidade desde o campo até o consumidor. No experimento realizado com Carrefour e IBM, o blockchain despontou como uma alternativa viável para atender essas necessidades”, explica Ney Santos, vice-presidente da área da tecnologia da BRF.

  

A partir da leitura de um QR Code afixada na embalagem, o consumidor terá acesso a informações detalhadas das etapas de produção, distribuição e disponibilização do produto na prateleira do varejo. O Carrefour já possui diversos programas de certificação, qualidade, rastreabilidade socioambiental e de segurança alimentar no Brasil. Em linha com esses compromissos, o sistema blockchain amplia a garantia de qualidade dos produtos que comercializa em todo o país, oferecendo mais uma ferramenta aos clientes que se preocupam cada vez mais com a origem dos alimentos que consome.


Blockchain
Blockchain é uma tecnologia utilizada para fazer transações de forma confiável e segura. Nesse modelo de negócios, é possível que um grupo de instituições ou indivíduos crie um registro único de informações que será compartilhado nessa cadeia, em blocos, com aplicação em todas as áreas de negócios onde haja qualquer tipo de transferência de ativo, tangível ou intangível.

 

Tudo isso é suportado por uma nuvem computacional. No contexto da indústria de produtos de consumo, o Blockchain estabelece um ambiente confiável para todas as transações no qual os participantes: produtores, fornecedores, processadores, transportadores, distribuidores, varejistas, reguladores e consumidores podem obter acesso permissivo a informações consensadas e confiáveis ​​sobre a origem e o estado dos alimentos.

Isso permite aos membros deste complexo ecossistema utilizar essa rede de cadeias de blocos, por exemplo, para rastrear produtos contaminados em um curto espaço de tempo para garantir a remoção segura das prateleiras das lojas e reduzir o risco da propagação de doenças.


Regulamentação
No início de setembro, o governo brasileiro criou um plano, o “O Melhor do Agro Brasileiro”, no qual incita a indústria do agronegócio a ser mais transparente e garantir a qualidade de seus produtos, promovendo a agropecuária nacional globalmente. Com adoções de tecnologias como o Blockchain, muitos planos de ação para sustentabilidade e garantia produtiva do agronegócio brasileiro poderãodeixarão de ser colocados em jogo, fortalecendo a imagem desse setor em todo o país.


Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é reconhecidamente pioneiro no mercado varejista. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, está presente em todos os estados, além do Distrito Federal, o que permite atender às diferentes necessidades dos seus milhões clientes espalhados pelas cinco regiões do país. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos clientes, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros.

 

Com faturamento de R$ 49,1 bilhões em 2016 e uma equipe de mais de 80 mil colaboradores no Brasil, a companhia é a maior distribuidora de alimentos do país, o maior varejista de capital aberto e umas das 15 maiores empresas listadas na bolsa brasileira.

 

Sobre a BRF

A BRF é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com mais de 30 marcas em seu portfólio, entre elas, Sadia, Perdigão, Qualy, Paty, Dánica, Bocatti e Vienissima. Seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes. Mais de 100 mil funcionários trabalham na companhia, que mantém mais de 50 fábricas em oito países (Argentina, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Holanda, Malásia, Reino Unido, Tailândia e Turquia).

 


Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour


Veja também

ABCS completa ciclo de oficinas gastronômicas nas lojas da maior rede de varejo do brasil

O sabor, a versatilidade e a praticidade da carne suína foram destaque nas lojas Extra e Pão de Aç&...

Veja mais
Carrefour aumenta lucro em 125,6% e reforça foco em expansão equilibrada

O Grupo Carrefour apresentou no terceiro trimestre deste ano crescimento de 125,6% do lucro líquido, para R$ 562 ...

Veja mais
Redes de paulistas têm alta de 1,7% nas vendas

Os supermercados do Estado de São Paulo apresentaram aumento real de 1,74% na soma do ano até setembro, di...

Veja mais
Redes como Extra e Carrefour abrem lojas menores para conquistar comércio de vizinhança

Grandes redes de supermercados estão numa corrida para conquistar o comércio de vizinhança, um segm...

Veja mais
Supermercados dão descontos para alimentos “feios”

As redes varejistas brasileiras estão abrindo espaço nas gôndolas para frutas, legumes e verduras vi...

Veja mais
Extra e Pão de Açúcar apostam em vendas de bebidas para o final do ano

O Extra e o Pão de Açúcar entraram no clima de Fim de Ano e, para garantir ótimas oportunida...

Veja mais
Carrefour express inaugura sua centésima loja no Brasil

   O Grupo Carrefour inaugura a centésima unidade do seu formato de proximidade. A abe...

Veja mais
Pague Menos inaugura primeira loja em Limeira (SP)

Com investimento de R$ 30 milhões, a Rede de Supermercados Pague Menos inaugurou a primeira loja em Limeira (SP),...

Veja mais
"Corrida e Caminhada Prezunic" reunirá atletas na Lagoa Rodrigo de Freitas

Duas das modalidades esportivas mais populares do Brasil se encontram no domingo,12 de novembro, na "1ªCorrida e Ca...

Veja mais