Paris (Reuters) - Vendas mais fracas no quatro trimestre atingiram as ações do varejista francês Casino na quarta-feira, com analistas decepcionados com a previsão de crescimento de seu principal negócio na França.
A perspectiva tirou o brilho das garantias que o Casino deu de que ainda vai registrar um crescimento de 20 por cento no lucro operacional de 2017 e sua confiança em elevar o lucro em 2018.
O Casino, que controla o Grupo Pão de Açúcar, está sob pressão para impulsionar os lucros na França, seu maior mercado, que responde agora por mais da metade de suas vendas, em um momento de crescimento mais lento no Brasil, seu segundo maior mercado por receita.
O varejista, que divulgará os resultados do ano de 2017 no dia 8 de março, disse que o lucro operacional do grupo no ano passado deve ter subido para 1,24 bilhão de euros (1,5 bilhão de dólares), alta de cerca de 20 por cento em relação a 2016.
Excluindo ganhos com imóveis, que devem ter atingido 90 milhões de euros, o Casino espera que o lucro do negócio varejista de alimentos na França supere 460 milhões de euros. Embora represente aumento anual de 9 por cento, o número está abaixo da previsão anterior do Casino de alta de 15 por cento.
"O Casino parece não ter atingido a meta para o ano no varejo de alimentos na França. Como o câmbio se moveu na direção errada nas últimas semanas, o consenso provavelmente precisa de ajuste de suas previsões de lucro por ação em 2018/19", disseram analistas da corretora Bryan Garnier em nota.
Às 11h535 (horário de Brasília), as ações do Casino caíam 6,3 por cento, em um desempenho bem inferior do índice do setor de varejo europeu e arrastando as ações de seu principal concorrente doméstico, o Carrefour. Em 2017, os papéis do Casino acumularam alta de cerca de 10 por cento.
O Casino, cuja classificação de crédito foi cortada para grau especulativo pela Standard & Poor's em março de 2016, apresentou vendas do quarto trimestre de 10,01 bilhões de euros,amplamente em linha com as expectativas do mercado de 9,980 bilhões de euros.
Excluindo aquisições, alienações, efeitos cambiais e combustível, as vendas do grupo aumentaram 3,2 por cento ano a ano, uma ligeira desaceleração ante o crescimento de 3,4 por cento no terceiro trimestre.
No Brasil, as vendas no varejo de alimentos foram lideradas pela bandeira de atacarejo Assaí, apesar da continua deflação dos preço dos alimentos.
O Casino, no entanto, espera que a situação macroeconômica no Brasil irá melhorar em 2018.
Fonte: Reuters